O RECONHECIMENTO DO VALOR DA PESSOA HUMANA EM FACE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

uma análise a partir da fenomenologia realista de Dietrich von Hildebrand

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.55148

Palavras-chave:

Inteligência artificial. Antropomorfismo. Amor ao próximo. Valor. Dietrich von Hildebrand.

Resumo

Este artigo investiga os efeitos do antropomorfismo na inteligência artificial (IA) sobre a afetividade humana, à luz da filosofia de Dietrich von Hildebrand. Analisa-se como a atribuição espontânea de traços humanos a sistemas artificiais, bem como sua programação para simular comportamentos humanos, pode comprometer a formação da subjetividade autêntica. Com base na distinção entre valor objetivo e satisfação subjetiva, argumenta-se que os vínculos afetivos com agentes de IA carecem de alteridade real, conduzindo a um estado de atrofia afetiva digital. Tal estado enfraquece a capacidade de reconhecer e responder ao valor do outro, promovendo o autocentramento e a erosão da vida moral. A partir do conceito hildebrandiano de amor ao próximo, sustenta-se que apenas relações fundadas na caridade são capazes de restaurar a profundidade ética da afetividade humana. A pesquisa propõe uma leitura fenomenológica crítica das interações tecnológicas contemporâneas.

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Biografia do Autor

Leandro Bertoncello, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural - IDC. Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Procurador Federal junto à Advocacia Geral da União

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

Bertoncello, L. (2025). O RECONHECIMENTO DO VALOR DA PESSOA HUMANA EM FACE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: uma análise a partir da fenomenologia realista de Dietrich von Hildebrand. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(30), 134–155. https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.55148

Edição

Seção

Artigos