SOCIEDADE DANIFICADA
o mundo em disputa de Marcia Tiburi
Palavras-chave:
Marcia Tiburi. Mundo em Disputa. Mundo codificado. Filosofia Contemporânea. Distopia.Resumo
A resenha em questão concentra-se em pensar o ensaio Mundo em disputa: design de mundo e distopia naturalizada (2024), da filósofa, escritora e artista visual Marcia Tiburi a partir de dois conceitos que são desenvolvidos ao longo do presente texto e que importam muito para as ideias em curso – o conceito de mundo e o conceito de patrirracial capacitalista. Para tanto, entre o utópico e o distópico, pensa-se parte do contexto social e político que motivou Tiburi a elaborar tais ideias e, de modo colateral, faz-se uma aproximação entre Mundo em disputa e outros livros da filósofa, por exemplo, Como derrotar o Turbotecnomachonazifascismo (2020). Tendo em mente os limites constitutivos da resenha, o presente texto não preza pela rigidez sistêmica, mas, sim, pela intencionalidade ensaística e dialógica em torno do pensamento de Marcia Tiburi.
Downloads
Referências
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Trad. de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 2021.
TIBURI, Marcia. Filosofia prática. Rio de Janeiro: Record, 2014.
TIBURI, Marcia. Mundo em disputa: design de mundo e distopia naturalizada. Rio de Janeiro: Record, 2024.
TIBURI, Marcia. Olho de vidro – a televisão e o estado de exceção da imagem. Rio de Janeiro: Record. 2010.
TIBURI, Marcia. Como derrotar o Turbotecnomachonazifascismo. Rio de Janeiro: Record, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.