ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A MANIÈRE EM MONTAIGNE
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51345Palavras-chave:
Montaigne. Manière. Matiere.Resumo
O objetivo deste artigo é o de expor alguns comentários sobre o conceito de manière em Montaigne e suas relações com as ideias de verdade, sabedoria, filosofia e science. A princípio se discutirá a partir de uma interpretação legada por Starobinski que defende que Montaigne faz uma conversão estética em sua filosofia. Um dos caminhos argumentativos será o de compreender a manière como o contrário da matiere. Montaigne focará na maneira e não no conteúdo sobre os objetos. O intuito deste artigo será o de compreender o que significa essa conversão estética de Starobinski e relacioná-la com o ideal de manière apresentado em “De l’Art de Conferer” e com a noção de ensaio que atravessa toda a obra de Montaigne.
Downloads
Referências
EVA, Luiz Antonio Alves. A figura do filósofo: ceticismo e subjetividade em Montaigne. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios: Livro 1. tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (coleção Paidéia).
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios: Livro 2. tradução de Rosemary Costhek Abílio. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (coleção Paidéia).
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios: Livro 3. tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (coleção Paidéia).
STAROBISNKI, Jean. Montaigne em Movimento. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ZWEIG, Stefan. Montaigne. Tradução de Giovane Rodrigues. São Paulo: Mundaréu, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.