O SILÊNCIO DO FILÓSOFO
algumas observações sobre o silêncio epistemológico de Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i27.51196Palavras-chave:
Filosofia. Linguagem. Silêncio epistemológico. Continuidade.Resumo
O artigo propõe compreender a questão do silêncio em Wittgenstein como um traço constante do seu pensamento, do Tractatus Logico-Philosophicus às Investigações Filosóficas. Nos dois primeiros momentos, o texto explora as duas fases da filosofia do autor, que se divide em “primeiro” e em “segundo Wittgenstein”, para mostrar a relação do silêncio com o seu pensamento; no terceiro momento procura-se evidenciar algumas dessemelhanças no tratamento do tema. Com a exposição, o artigo propõe interpretar o silêncio filosófico de Wittgenstein como silêncio epistemológico, sendo exatamente este o ponto aqui defendido como um traço que permanece constante nas reflexões do autor. O silêncio epistemológico diz muito a respeito da relação de Wittgenstein com a filosofia e com a linguagem, razão pela qual pode ser compreendido como uma possível chave de leitura da filosofia wittgensteiniana.
Downloads
Referências
BLACK, Max. A companion to Wittgenstein’s “Tractatus”. Ithaca: Cornell University Press, 1964.
BORUTTI, Silvana. Wittgenstein e le figure del silenzio. Il piccolo Hans: rivista di analise materialistica, Bari, n. 42, p. 79-99, abr.-jun. 1984. Disponível em: https://www.bibliotecaginobianco.it/flip/PHS/PHS11-4200/79/. Acesso em: 10 jun. 2023.
BUCHHOLZ, Kai. Compreender Wittgenstein. 2. Ed. Trad. Vilmar Schneider. Petrópolis: Vozes, 2009.
CARNAP, Rudolf; HAHN, Hans; NEURATH, Otto. A concepção científica de mundo – O Círculo de Viena. Cadernos de história e filosofia da ciência, v. I0, série 1, p. 5-20, 1986. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1220. Acesso em: 10 jun. 2023.
DONAT, Mirian. Linguagem e significado nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein: uma análise do argumento da linguagem privada. Tese (Doutorado em Filosofia) – UFSCAR, São Carlos, 2008.
FANN, K. T. El concepto de filosofia em Wittgenstein. Madrid: Tecnos, 2003.
MARTÍNEZ, Horacio Luján. Subjetividade e silêncio no “Tractatus” de Wittgenstein. Cascavel: EDUNIOESTE, 2001.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. Giovane Rodrigues e Tiago Tranjan. São Paulo: Fósforo, 2022.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. Trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.