O EU NÃO EXISTE SEM O OUTRO
a insuficiência do sujeito moderno e uma proposta de ética a partir de Levinas e Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i26.48622Palavras-chave:
Outro. Eu. Ética. Levinas. Gadamer.Resumo
Nosso objetivo com este ensaio é apresentar algumas reflexões capazes de fundamentar o seguinte juízo: o Eu não existe sem o Outro, ou ainda que o Eu só existe e é capaz de realizar-se com o Outro. Nossa hipótese é de que certas posições éticas desenvolvidas a partir das conquistas da filosofia moderna são exageradamente centradas no sujeito, de modo que desconsideram uma relação apropriada entre o eu e os outros. A fim de alcançar nosso objetivo, elencamos um elemento substantivo presente no pensamento de Levinas, a saber, que a “filosofia primeira” é ética, dado que as teorizações metafísico-epistemológicas sobre o mundo são primeiramente atravessadas pela relação do Eu com os outros. Também apresentamos os modos de relação entre o Eu e o Outro desenvolvidos por Gadamer a fim de indicar o tipo de relação que exprime de maneira suficiente a ideia que dá fôlego ao presente texto.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Vida Precária. Contemporânea, n. 1, p. 13-33, jan.-jun. 2011.
CINTRA, Benedito Eliseu Leite. Emmanuel Lévinas e a ideia do infinito. MARGEM, São Paulo, nº 16, p. 107-117, dez. 2002.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. 4ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.
DESCARTES, René. Princípios da Filosofia. Lisboa: Edições 70, 2006.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Os conceitos Fundamentais da Metafísica: mundo, finitude, solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes – Editora Universitária São Francisco, 2015.
HUANG, Young. Cultural Hermeneutics: Interpretation of the Other. In: CHOUE, Inwon; LEE, Samuel; SANÉ, Pierre. Inter-Regional Philosophical Dialogues: Democracy and Social Justice in Asia and the Arab World. Seul: Unesco, 2006.
HUANG, Young. A Copper Rule versus the Golden Rule: A Daoist-Confucian Proposal for Global Ethics. In: Philosophy East and West, Vol. 55, No. 3, p. 394-425. Jul., 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.
LIMA, Márcio José Silva. O sujeito, a Verdade e a Crítica ao Pensamento Moderno. In: CORDEIRO, Robson Costa (Org.). Kierkegaard, Nietzsche e Heidegger: O Pensamento Contemporâneo e a Crítica à Metafísica. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
NASCIMENTO, Abimael Francisco do. Fenomenologia do Rosto em Emannuel Levinas. In: Anais do III Seminário Internacional Emmanuel Levinas “Amor e Justiça. Belo Horizonte: FAJE: Escola Dom Helder de Direito, 2018. p. 9-19.
O’BRIEN, Dan. Introdução à Teoria do Conhecimento. Lisboa: Gradiva, 2013.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. 3ª ed. São Paulo: PAULUS, 1990.
ROHDEN, Luiz. A virtude da solidariedade na hermenêutica enquanto um jogo de Fusão de Horizontes. In: ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy, v. 19, n. 1, p. 135-148, 2020.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica enquanto Ética do Cuidado do Outro. In: FÁVERO, Altair Alberto; PAVIANI, Jayme; RAJOBAC, Raimundo. Vínculos filosóficos: homenagem a Luiz Carlos Bombassaro. Caxias do Sul, RS: Educs, 2020.
ROHDEN, Luiz. O outro também pode ter Razão – Para além de ele ter apenas os seus direitos reconhecidos. In: KRITERION, Belo Horizonte, nº 148, p. 259-276. Abr./2021.
SCHMIDT, Dennis J. O texto e o Jardim: a leitura do fedro de Platão sobre a leitura e a tarefa ética da hermenêutica. In: ROHDEN, Luiz (Org.). Hermenêutica e Dialética: entre Gadamer e Platão, São Paulo: Edições Loyola, 2014a.
SCHMIDT, Lawrence K. Hermenêutica. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.