AS PROPOSIÇÕES SOBRE AS CORES – UMA POSSÍVEL ABERTURA LÓGICA AO MUNDO EMPÍRICO
uma análise acerca das proposições sobre graus e as ideias simples em Ludwig Wittgenstein e David Hume
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v12i25.48603Palavras-chave:
Cores. Mundo. Ideias simples. Ludwig Wittgenstein. David Hume.Resumo
O ensaio busca elaborar uma análise lógico-filosófica a partir do pensamento de David Hume e Ludwig Wittgenstein a respeito do conceito de cor. Apresenta-se a maneira como cada autor trata o problema a respeito das ideias e proposições sobre graus e busca estabelecer uma proximidade entre esses projetos. Essa aproximação pode fornecer uma chave para investigar logicamente a relação entre o entendimento e o mundo. As ideias sobre as cores, ou proposições sobre graus, parecem carregar um sentido absoluto na sua constitutividade lógica. Entretanto, após verificar lógica e empiricamente tais proposições, o problema da exclusão de uma parte do sentido se torna explícito, fazendo com que essas proposições não “caibam” no mundo. O conceito semelhança-diferença é empregado para ajudar a pensar essa relação entre verificação lógica e empírica e melhorar o entendimento sobre qual é a natureza do critério doador de sentido para esse tipo de ideia ou proposição.
Downloads
Referências
GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: UNESP, 2004.
LOYOLLA, V. N. O papel da verificação nas Observações filosóficas de Wittgenstein. Cognitio, São Paulo, v. 18, n. 2, jul./dez. 2017. pp. 230-242.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Some Remarks on Logical Form. Proceedings of the Aristotelian Society, Supplementary Volumes, Vol. 9, Knowledge, Experience and Realism, 1929. 162-171.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução de Luiz Henrique Lopes dos Santos. 3ª. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.