A CONSTITUIÇÃO DA DEMOCRACIA SEGUNDO A TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46245Palavras-chave:
Democracia. Razão pública. Justiça. Política.Resumo
A teoria de John Rawls (1921-2002) atualiza e amplia o pensamento contratualista de Hobbes, Rousseau, Locke, Kant no que se entende como a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade que é o contrato social. O contrato no modelo rawlsiana, pode ser entendido em três pontos fundamentais. Primeiro, verifica-se que é por meio dele que se estabelece a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade como anteriormente foi exposto. O segundo ponto fundamental está no estabelecimento de regras públicas aceitas por todos e que buscam garantir a sobrevivência dos seres humanos de forma harmoniosa. O terceiro ponto fundamental refere-se à apresentação de uma concepção mais geral de justiça que atualiza em termos de abstração, a teoria do contrato social. Rawls não procura justificação para o bem comum, mas para aquilo que é justo. O resultando desse empreendimento é o alcance de uma democracia deliberativa onde a vida social é regulada por e para quem é de direito: o povo. Em Rawls a idealização abstrata da vida social é ampliada em relação à concepção contratualista pelo fato de que na abstração rawlsiana o que se busca é o estabelecimento de um critério universal de justiça.
Downloads
Referências
GONDIM, Elnora; RODRIGUES, Osvaldino Marra. Rawls e a justiça como eqüidade: um esboço. Revista Diversa, Porto Alegre, v. 2, 2009, p. 131-146. ________. “Rawls e a herança de Hobbes: divergências e convergências – um esboço”. INTUITIO, Porto Alegre, n. 1, pp. 19-34, junho, 2008.
GONDIN, Elnora. JOHN RAWLS, CONSENSO SOBREPOSTO E O PLURALISMO RAZOÁVEL: CRÍTICAS DE CHANTAL MOUFFE. Perspectiva Filosófica, vol. 48 n. 2, 2021.
________. Rawls: contratualismo, construtivismo e coerentismo. Paralaje, N. 3, 2009, p. 138-152.
LIRA, William Tavares de. A teoria política de John Rawls: o procedimento da razão pública como proposta metodológica para uma educação cidadã. Orientadora: Elnora Maria Gondim Machado Lima. 2001. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Filosofia, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/642706/2/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20William%20Tavares%20final.pdf. Acesso em: 15 de novembro de 2022.
OLIVEIRA, Nythamar. Rawls. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
OLIVEIRA, M. A. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1996.
OLIVEIRA, Neiva Afonso. Rousseau e Rawls: contrato em duas vias. Porto Alegre: Edipuc, 2000.
OLIVEIRA, N. F. “Justiça e tolerância segundo Rawls”. In OLIVEIRA, N. F. (Org.); SOUZA, D. G. (Org.) Justiça e Política: homenagem a Otfried Höffe. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, pp. 431-449.
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
________. O Liberalismo Político. São Paulo: Ática, 2000.
________. Justiça como equidade. Uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.