O PROBLEMA DO MAL NAS MEMÓRIAS DO SUBSOLO

um olhar sobre a relação entre a maldade, o indivíduo e Deus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46221

Palavras-chave:

Memórias do subsolo. Dostoiévski. Mal. Liberdade. Deus.

Resumo

A partir da obra Memórias do subsolo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, foi estabelecida uma conexão entre a obra literária e questões filosóficas levantadas pela mesma. Tendo em vista que tal obra de nosso autor nos permitiu refletir e investigar problemáticas sobre o mal, a prática dele levando em conta que o indivíduo tem consciência e livre-arbítrio e, por fim, como isso se dá quando se presta contas a uma figura divina, são identificadas e discutidas as questões filosóficas trazidas pela obra por meio de seu personagem principal. Além disso, deixa-se em aberto o debate a respeito desses mesmos problemas em obras posteriores do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diule Fideles Souza da Silva, Universidade de Brasília

Licenciada em Filosofia pela Universidade de Brasília (2021) e Mestranda do Programa de Pós-graduação de Filosofia da Universidade de Brasília.

Referências

BAKHTIN, M. M. Problems on Dostoevsky´ s poetics (Theory and history of literature; v. 8). Minneapolis: University of Minessota, 1999.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do subsolo. Tradução, prefácio e notas de Boris Schnaiderman. 6ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

FRANK, Joseph. Dostoevsky: The Stir of Libertation, 1860-1865. Nova Jersey: Princeton University Press, 1986.

LEATHERBARROW, W. J. The Cambridge Companion to Dostoevskii. Cambridge University Press, 2002.

COSTA, Mariana Lins. O herói niilista e o impossível além do homem: uma investigação filosófica do romance Os demônios de Fiódor Dostoiévski. São Paulo: Editora Clandestina, 2019.

PATTISON, George; THOMPSON, D. O. Dostoevsky and the Christian Tradition. Cambridge University Press, 2001.

PAREYSON, Luigi. Dostoiévski: Filosofia, Romance e Experiência Religiosa. Tradução de Maria Helena Nery Garcez e Sylvia Mendes Carneiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

_______________. Ontologia da liberdade: o mal e o sofrimento. Tradução de Vinícius Honesko. São Paulo: Edições Loyola: Mosteiro de São Bento de São Paulo, 2017.

ROCHA, Frei Mateus. O Tormento de Deus. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 1970.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Fideles Souza da Silva, D. (2023). O PROBLEMA DO MAL NAS MEMÓRIAS DO SUBSOLO: um olhar sobre a relação entre a maldade, o indivíduo e Deus. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(24), 300–311. https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46221

Edição

Seção

Ensaios