POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE HEIDEGGER E O DE GADAMER

da hermenêutica da facticidade à hermenêutica filosófica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46078

Palabras clave:

Gadamer. Heidegger. Fenomenologia. Hermenêutica. Ontologia.

Resumen

O presente trabalho pretende, a partir da influência de Martin Heidegger, lançar luz às questões da hermenêutica filosófica, o que consiste em abordar uma das possíveis relações entre o pensamento de Martin Heidegger e o de Hans- Georg Gadamer, sem a pretensão de esgotar o tema. Pretende-se, a partir da influência de Heidegger e do conceito de hermenêutica da facticidade, abordar a virada hermenêutica: a passagem do âmbito epistemológico para o ontológico, isto é, da epistemologia da interpretação à ontologia da compreensão, onde toda problemática surge e se percute. Neste labor, objetiva-se justificar de modo fundamentado que a hermenêutica não se resume apenas no resultado de um procedimento técnico, mas se desvincula do método científico enquanto caminho único para se chegar à verdade, a qual se abre para o fenômeno da compreensão (Verstehen) através da experiência humana do mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jungley de Oliveira Torres Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando na área de concentração em Filosofia da Religião pelo PPCIR-UFJF. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021), possui graduação em Filosofia pela mesma instituição- UFJF (2015). Área de atuação e pesquisa: Fenomenologia, os desdobramentos dos aspectos ontológicos, existências, hermenêuticos, da subjetividade e da linguagem. Formado também em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional de Educação/ UNINTER (2018), com enfoque na fenomenologia da aprendizagem e do método dialógico. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Alfamérica com ênfase na relação entre a fenomenologia e a educação (2020). Possui MBA em Gestão de pessoas e Recursos Humanos Faculdade Alfamérica. Ligado a grupos de pesquisas: Ética, Retórica e Educação; Filosofia da Educação; Einai (fenomenologia e ontologia), grupos esses associados ao departamento de Educação da UFJF. É Membro do GT Filosofia Hermenêutica da ANPOF. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Teoria da Religião, vinculado ao departamento de Ciência da Religião/ área de Filosofia da Religião- UFJF. É também Colunista do portal educação- Brasil e do portal acessa.com. E avaliador de trabalhos textuais da Revista Sacrilegens (Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião/UFJF.

Citas

Referências

CORETH, E. Questões fundamentais de hermenêutica. Tradução de Carlos Lopes de Matos. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1973.

DUTT, C. En conversación con Hans-Georg Gadamer. Presentación y traducción de Teresa Rocha Barco. Madrid: Tecnos, 1998.

FLICKINGER, H-G. ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

GADAMER, Hans- Georg. Los caminos de Heidegger. Trad. Ángela Ackermann Pilári. Barcelona: Herder, 2002a.

________. Verdade y método. Fundamentos de uma hermenêutica filosófica. Trad. Ana Agud Aparício y Rafael de Agapito. Salamanca: Sígueme, 1984.

________. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer: Petrópolis: Vozes, 1999.

________. Verdade e método II. Trad. Enio Paulo Giachini: Petrópolis: Vozes, 2002b.

GRONDIN, Jean. Hans-Georg Gadamer. Una biografía. Traduzido por Angela Ackermann Pilári, Roberto Bernet e Eva Martín-Mora. Barcelona: Herder Editorial, 2001.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, Márcia de Sá Cavalcanti. Petrópolis: ed. Vozes, 2012.

LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2007.

VIETTA. S. Hermenéutica de la Modernidad. conversaciones com Silvio Vietta. Madrid: Minima Trotta, 2004.

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

de Oliveira Torres Neto, J. (2023). POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE HEIDEGGER E O DE GADAMER: da hermenêutica da facticidade à hermenêutica filosófica. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(24), 312–323. https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46078

Número

Sección

Ensaios