POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE HEIDEGGER E O DE GADAMER

da hermenêutica da facticidade à hermenêutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46078

Palavras-chave:

Gadamer. Heidegger. Fenomenologia. Hermenêutica. Ontologia.

Resumo

O presente trabalho pretende, a partir da influência de Martin Heidegger, lançar luz às questões da hermenêutica filosófica, o que consiste em abordar uma das possíveis relações entre o pensamento de Martin Heidegger e o de Hans- Georg Gadamer, sem a pretensão de esgotar o tema. Pretende-se, a partir da influência de Heidegger e do conceito de hermenêutica da facticidade, abordar a virada hermenêutica: a passagem do âmbito epistemológico para o ontológico, isto é, da epistemologia da interpretação à ontologia da compreensão, onde toda problemática surge e se percute. Neste labor, objetiva-se justificar de modo fundamentado que a hermenêutica não se resume apenas no resultado de um procedimento técnico, mas se desvincula do método científico enquanto caminho único para se chegar à verdade, a qual se abre para o fenômeno da compreensão (Verstehen) através da experiência humana do mundo.

Downloads

Biografia do Autor

Jungley de Oliveira Torres Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando na área de concentração em Filosofia da Religião pelo PPCIR-UFJF. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021), possui graduação em Filosofia pela mesma instituição- UFJF (2015). Área de atuação e pesquisa: Fenomenologia, os desdobramentos dos aspectos ontológicos, existências, hermenêuticos, da subjetividade e da linguagem. Formado também em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional de Educação/ UNINTER (2018), com enfoque na fenomenologia da aprendizagem e do método dialógico. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Alfamérica com ênfase na relação entre a fenomenologia e a educação (2020). Possui MBA em Gestão de pessoas e Recursos Humanos Faculdade Alfamérica. Ligado a grupos de pesquisas: Ética, Retórica e Educação; Filosofia da Educação; Einai (fenomenologia e ontologia), grupos esses associados ao departamento de Educação da UFJF. É Membro do GT Filosofia Hermenêutica da ANPOF. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Teoria da Religião, vinculado ao departamento de Ciência da Religião/ área de Filosofia da Religião- UFJF. É também Colunista do portal educação- Brasil e do portal acessa.com. E avaliador de trabalhos textuais da Revista Sacrilegens (Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião/UFJF.

Referências

Referências

CORETH, E. Questões fundamentais de hermenêutica. Tradução de Carlos Lopes de Matos. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1973.

DUTT, C. En conversación con Hans-Georg Gadamer. Presentación y traducción de Teresa Rocha Barco. Madrid: Tecnos, 1998.

FLICKINGER, H-G. ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

GADAMER, Hans- Georg. Los caminos de Heidegger. Trad. Ángela Ackermann Pilári. Barcelona: Herder, 2002a.

________. Verdade y método. Fundamentos de uma hermenêutica filosófica. Trad. Ana Agud Aparício y Rafael de Agapito. Salamanca: Sígueme, 1984.

________. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer: Petrópolis: Vozes, 1999.

________. Verdade e método II. Trad. Enio Paulo Giachini: Petrópolis: Vozes, 2002b.

GRONDIN, Jean. Hans-Georg Gadamer. Una biografía. Traduzido por Angela Ackermann Pilári, Roberto Bernet e Eva Martín-Mora. Barcelona: Herder Editorial, 2001.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, Márcia de Sá Cavalcanti. Petrópolis: ed. Vozes, 2012.

LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis: Vozes, 2007.

VIETTA. S. Hermenéutica de la Modernidad. conversaciones com Silvio Vietta. Madrid: Minima Trotta, 2004.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

de Oliveira Torres Neto, J. (2023). POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE HEIDEGGER E O DE GADAMER: da hermenêutica da facticidade à hermenêutica filosófica. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(24), 312–323. https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.46078

Edição

Seção

Ensaios