BREVES NOTAS SOBRE RAZÕES PARA AGIR NA ÉTICA UTILITARISTA DE JOHN STUART MILL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.44667

Palavras-chave:

Razões para agir. Utilitarismo. Consequencialismo. Agência humana. Racionalidade prática.

Resumo

A finalidade deste ensaio é apresentar alguns aspectos da ética utilitarista de John Stuart Mill que contribuem para o debate sobre razões para agir. Apresentamos nossos argumentos a partir do exame dos capítulos “O que é utilitarismo” e “Da sanção última do princípio de utilidade”, ambos oriundos de seu “Utilitarismo”. Nossa tentativa está composta em três momentos, sendo que nos dois primeiros buscamos reconstruir o argumento respectivamente apresentado pelo filósofo vitoriano, e, tendo isto sido realizado, intentamos expor e direcionar algumas das reflexões ali inscritas que, de acordo com nosso julgamento, possivelmente sejam problematizadas nas discussões sobre a estruturação da agência humana. Sinteticamente, defendemos que para Stuart Mill a racionalidade no agir constitui-se em que: se a felicidade é o bem maior, os indivíduos agem em prol de sua felicidade, e em razão disso, buscam o seu próprio bem; sem embargo, por não ser uma perspectiva relativa ao agente, e sim de neutralidade neste sentido, esse raciocínio há de ser estendido para o âmbito geral, sendo assim compreendida a felicidade, ainda que desígnio de toda ação individual, enquanto felicidade geral e não apenas autorrealização subjetiva de um determinado ente humano. As ações, portanto, que no domínio pessoal não visam outra coisa senão a felicidade ou o bem do próprio indivíduo, têm uma justificação racional para serem guiadas conforme aquilo que promove o bem ou a felicidade geral, caracterizando assim o princípio da utilidade como regra moral e razão para agir, porquanto padrão de ação da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Taufer, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Área do Conhecimento de Humanidades, da Universidade de Caxias do Sul. Professor e palestrante convidado em cursos de pós-graduação lato sensu (Especializações e MBAs), em programas de extensão universitária e em projetos de educação corporativa. Doutorado em Filosofia (em andamento - início em 03/2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Área do Conhecimento de Humanidades, da Universidade de Caxias do Sul, do qual estou bolsista integral PROSUC/CAPES - área de concentração: Filosofia Prática; linha de pesquisa: Filosofia Social e Política. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Área do Conhecimento de Humanidades, da Universidade de Caxias do Sul (2019/2021), do qual fui bolsista integral PROSUC/CAPES - área de concentração: Ética; linha de pesquisa: Conceitos Fundamentais de Ética. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Competências (2013/2015) e Bacharel em Administração (2008/2012), com habilitação em Gestão Mercadológica (2010/2012), ambos pelo Centro de Gestão e Negócios da Faculdade da Serra Gaúcha (hoje, Centro Universitário da Serra Gaúcha). Técnico em Sistemas Automotivos (2006/2008) pela Escola de Autotrônica do Centro Tecnológico Automotivo, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Caxias do Sul. Educação básica (1994/2006) pelo Colégio São José de Caxias do Sul. Palestrante e Professor convidado em Especializações, MBAs, Projetos de Extensão Universitária, Educação Executiva e Educação Corporativa. Meus interesses profissionais e acadêmicos se concentram em atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: Ética em Organizações e Negócios & Responsabilidade ESG/ASG; Comportamento Organizacional & Fundamentos da Administração; Estudos Organizacionais & Filosofia da Administração; Ética Filosófica & Filosofia Social e Política; e Normatividade Prática & Teoria da Ação.

Referências

CRISP, Roger. The Routledge philosophy guidebook to Mill on Utilitarianism. Londres; Nova York: Routledge, 1997.

CRISP, Roger. Taking stock of utilitarianism. Utilitas, v. 26, n. 3, p. 231-249, set. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0953820814000090.

STUART MILL, John. Utilitarismo. In: STUART MILL, John. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 155-277.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

Taufer, L. (2022). BREVES NOTAS SOBRE RAZÕES PARA AGIR NA ÉTICA UTILITARISTA DE JOHN STUART MILL. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(23), 141–157. https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.44667

Edição

Seção

Artigos