REFLEXÕES ACERCA DA GUERRA

contribuições do pensamento de Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.44656

Palavras-chave:

Guerra. Artefatos técnicos. Bombas atômicas. Hannah Arendt.

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir a temática da guerra a partir de algumas contribuições do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, torna-se necessário a realização de um recorte em sua obra, considerando a ausência de uma abordagem sistemática do assunto em questão por parte de Hannah Arendt. Com efeito, argumenta-se que a preocupação central da autora diante do referido tema orbita em torno do potencial de destruição que os artefatos técnicos à disposição das superpotências são capazes de acarretar. Ou seja, trata-se de focalizar sua crítica de que frente à bomba atômica, desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, torna-se impossível avançar uma justificativa plausível para sua utilização e para a destruição causada. Nesse sentido, entende-se que na modernidade a guerra não corresponde mais a nenhum objetivo político racional, e, consequentemente, força um repensar da validade tanto do conflito internacional entre nações, quanto da política entendida como um jogo de força.

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Biografia do Autor

Mário Sérgio de Oliveira Vaz, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), na qual foi bolsista do Programa PET/Filosofia desde 2016 e pesquisador de Iniciação Científica. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, onde realizou pesquisa em Hannah Arendt, nos seguintes temas: violência, desobediência civil, autoridade, liberdade e poder, democracia e felicidade pública e o sistema de conselhos. Atualmente é doutorando em Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), aprofundando a pesquisa nos temas da democracia, felicidade pública e sistema de conselhos. Tem interesse nas seguintes áreas da filosofia: política, ética, estética e filosofia da educação.

Maria Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Tem experiência na área de Literatura Contemporânea Brasileira com ênfase no Movimento Marginal de Poesia Marginal das décadas de 1960/1980. Bolsista do programa PET de 2015 à 2016, no qual desenvolveu pesquisas sobre o poeta Cacaso. Foi bolsista da CAPES (2017/2018) pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Letras - UNICENTRO, e estudou as relações entre a Poesia Marginal e o Modernismo, a partir da obra poética de Cacaso. Desenvolveu estágio no 4º ano de Letras Português/Literatura na disciplina Literatura Brasileira III na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) no 1º semestre de 2017. É também especialista (lato sensu) em Literatura Brasileira pela Faculdade São Braz. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR em Estudos Literário.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

de Oliveira Vaz, M. S., & dos Santos, M. F. (2022). REFLEXÕES ACERCA DA GUERRA: contribuições do pensamento de Hannah Arendt . PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(23), 166–181. https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.44656

Edição

Seção

Artigos