A ESCRITA FEMININA NO BRASIL DOS SÉCULOS XIX E XX

uma nova proposta para o ensino de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.44588

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Professoras brasileiras.

Resumo

Neste artigo, apresentar-se-á uma proposta para o Ensino de Filosofia, tendo como alicerce as vozes e escritas das brasileiras dos séculos XIX-XX. Nesse sentido, analisar-se-á algumas das contribuições de sete escritoras tupiniquins, a saber: Nísia Floresta, Francisca Senhorinha, Josefina Álvares de Azevedo, Mariana Coelho, Bertha Lutz, Maria Lacerda e Antonieta de Barros. Dessas contribuições, focar-se-á especialmente nos conceitos de filosofia dos costumes, emancipação racional, voto feminino, igualdade de coparticipação no culto, filosofia do direito, fascismo e vida sintetizada. Na medida em que tais conceitos forem desenvolvidos, vislumbrar-se-á que propiciam uma compreensão mais ampla da filosofia enquanto inclusiva e transversal, essa que não se cala perante os mais funestos males do gênero humano, como o machismo, a colonização, a escravidão e o fascismo. Enfim, com essa proposta, espera-se que a filosofia e seu ensino se libertem do mundo fechado no qual foram inseridas, tornando-se pluriversais e transculturais.

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Biografia do Autor

Nalberty Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Sou graduando em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba. Fui bolsista do Programa Residência Pedagógica (2018-2020) e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2020-2022). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEPEFIL/UEPB/CNPQ). Minha área de pesquisa é centrada na "Filosofia marginal", nomenclatura esta criada pelo professor Roberto Gomes ou ainda no pensamento ou pedagogia pós-abissal (das ausências e das emergências), como colocado pelo professor Boaventura de Sousa Santos e pela ex-ministra Nilma Lino Gomes. A despeito de minha área de pesquisa, essa abrange a Filosofia da Educação e o educar na pós-modernidade, a Filosofia brasileira a partir das vozes de Antonieta de Barros, Lélia Gonzalez, Maria Beatriz Nascimento, Djamila Ribeiro, Silvio Almeida entre outros, como também a Filosofia chinesa a partir dos estudos de Fung You-Lan, Jana S. Rocker e dos textos tradicionais chineses. 

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

Santos, N. (2022). A ESCRITA FEMININA NO BRASIL DOS SÉCULOS XIX E XX: uma nova proposta para o ensino de filosofia. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(23), 279–302. https://doi.org/10.26512/pl.v11i23.44588

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas