AS EMOÇÕES EM KANT SEGUNDO NANCY SHERMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38751

Palavras-chave:

Kant. Moralidade. Emoções. Alegações.

Resumo

A moralidade em Kant é compreendida como sendo aquela em que o indivíduo tem a sua vontade determinada unicamente pela lei moral, com a exclusão de quaisquer inclinações sensíveis ou sentimentos enquanto fundamento de determinação da vontade. Na medida em que o sentido de moralidade em Kant é compreendido desse modo, é comum que interpretemos as emoções em Kant como não possuindo e não podendo possuir qualquer papel moral. No entanto, tal visão de que as emoções em Kant não possuem e não podem possuir qualquer papel moral tem mudado. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo será o de expor a defesa feita por Nancy Sherman no capítulo The Place of Emotions de que as emoções possuem um papel moral em Kant, expresso nas cinco alegações que serão apresentadas pela autora no referido capítulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hortênsia Teresa Tomaz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2014, e mestre em Filosofia pela mesma Instituição, em 2017. Com interesse principalmente na obra de Immanuel Kant, especialmente no que diz respeito à sua filosofia moral. Com interesse especial também na filosofia moderna de modo geral, bem como na sua História. Atualmente é doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALLISON, Henry E. Kant’s Theory of Freedom. Cambridge University Press, 1990.

BARON, Marcia. Kantian Ethics Almost Without Apology. Cornell University Press, 1995.

BORGES, Maria de Lourdes. Razão e Emoção em Kant (Coleção Dissertatio de Filosofia). Editora e Gráfica Universitária, 2012.

BORGES, Maria de Lourdes. Emoção, Razão e Ação em Kant. Studia Kantiana, v.16, n.2, agosto 2018, pp.5-18.

HENSON, Richard G. What Kant Might Have Said: Moral Worth and the Overdetermination of Dutiful Action. The Philosophical Review, v.88, n.1, janeiro 1979, pp. 39-54.

HERMAN, Barbara. On the Value of Acting from the Motive of Duty. The Philosophical Review, v.90, n.3, julho 1981, pp. 359-382.

HERMAN, Barbara. The Practice of Moral Judgment. Harvard University Press, 1993.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução, introdução e notas de Guido Antônio de Almeida. Barcarolla/Discurso, 2009.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Tradução, introdução e notas de Valerio Rohden. Mar-tins Fontes, 2017.

KANT, Immanuel. A Metafísica dos Costumes. Tradução, apresentação e notas de José Lamego. Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.

KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução de Clélia Aparecida Mar-tins. Iluminuras, 2020.

SHERMAN, Nancy. The Place of Emotions. In: FLANAGAN, Owen; RORTY, Amélie Oksenberg (Org.). Identity, Character, and Morality (Essays in Moral Psychology). The MIT Press, 1990.

SCHÖNECKER, Dieter; WOOD, Allen. A “Fundamentação da Metafísica dos Costumes” de Kant: Um comentário introdutório. Tradução de Robinson dos Santos. Loyola, 2014.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

Tomaz da Silva, H. T. (2022). AS EMOÇÕES EM KANT SEGUNDO NANCY SHERMAN . PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 91–109. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38751

Edição

Seção

Artigos