O SONHO DO RETORNO, BRINCADEIRA DE FANTASIAR

análise de um conto a partir de Freud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38715

Palavras-chave:

Freud. Literatura. Sonhos. Fantasia. Simbolismo.

Resumo

O presente trabalho pretende empreender uma análise do conto “Os cavalinhos de Platiplanto”, de J.J Veiga a partir dos elementos conceituais dos sonhos (em sua análise clínica) propostos por Sigmund Freud em A interpretação dos sonhos (1900). A análise pretende guiar-se pelos elementos teóricos julgados mais apropriados ao aspecto geral da narrativa citada, a saber: o simbolismo onírico, a elaboração secundária, a realização dos desejos e a fantasia. Na parte final, encaminhando-se para as conclusões, são apresentados alguns conceitos do próprio Freud sobre a possibilidade da criação poética a partir do inconsciente do artista exposta no texto O poeta e o fantasiar (1908).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Brasília

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade de Brasília (UnB).

Referências

FREUD, Sigmund. Totem e tabu. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, v. XI. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FREUD, Sigmund. O poeta e o fantasiar. In: FREUD, Sigmund. Arte, literatura e os artistas. Trad. Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FREUD, Sigmund. A Interpretação dos sonhos. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, v. IV. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Baptiste. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VEIGA, José Jacinto. Os cavalinhos de Platiplanto. In: VEIGA, José Jacinto. Os cavalinhos de Platiplanto. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

Ferreira da Silva, A. B. (2022). O SONHO DO RETORNO, BRINCADEIRA DE FANTASIAR: análise de um conto a partir de Freud. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 400–413. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38715

Edição

Seção

Ensaios