ABRA A FELICIDADE

uma análise interpretativa das propagandas da Coca-Cola e a libertação pelo consumo no capitalismo artista

Autores

  • Paola Dias Bauce Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38662

Palavras-chave:

Capitalismo artista. Coca-Cola. Consumo. Libertação. Propaganda.

Resumo

O presente ensaio visa traçar o histórico da transnacional Coca-Cola e sua crescente consolidação dentro do desenvolvimento do capitalismo, analisando as estratégias de marketing feitas pelas propagandas da marca e evidenciando a forma como esta propicia um ideário em volta de seu produto. É possível perceber como o papel da propaganda foi essencial para a construção da imagem da Coca-Cola, pois apesar dos escândalos ambientais, empreitadas contra o setor de saúde pública e manipulação de artigos científicos que pudessem prejudicá-la, a marca continua sendo uma das mais valiosas do mercado mundial e uma das mais consumidas. Para explicarmos tal fenômeno, abordamos o conceito de capitalismo artista de Lipovetsky e Serroy (2005) e a libertação pelo consumo apontado por Boltanski e Chiapello (2009), clarificando que o real produto vendido pela Coca-Cola vai além de um simples refrigerante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Éve. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009;

CASTELANO, Karine Lôbo; ESPÍRITO SANTO, Janete Araci do; MOURA, Sérgio Arruda de. Análise das práticas discursivas presentes na propaganda publicitária "Coca-Cola 125 anos”. Cadernos Discursivos, Catalão-GO, v.1, n. 1, p. 50-64, ago./dez. 2012. ISSN 2317-1006. Disponível em: <https://cadis_letras.catalao.ufg.br/p/5768-volumes-publicados>. Acesso em: 15 maio 2021;

CHASE-LUBITZ, Jesse. Coca-Cola tried to influence CDC on research and policy, new report states. Politico, 29 jan. de 2019. Agriculture. Disponível em <https://www.politico.com/story/2019/01/29/coke-obesity-sugar-research-1125003>. Acesso em: 16 maio 2021;

COCA-COLA Commercial with LeBron James & Natalie Coughlin. 2012.(01m16s). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=yNjxui0UNEg>. Acesso em: 25 jun. 2021;

COCA-COLA. Crônicas da Coca-Cola: Nasce uma ideia refrescante. Coca-Cola Bra-sil, 31 dez. de 2011. Disponível em: <https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/historia/cronicas-da-coca-cola-nasce-uma-ideia-refrescante>. Acesso em: 17 maio 2021;

COCA-COLA. Reanime-se. s/d. Poster. Disponível em: <https://www.carvelho.com.br/loja/popup_image.php?pID=3186&osCsid=8js7tn0h3fahtmhtg9h0bs5gu0>. Acesso em: 26 jun. 2021;

COCA-COLA. Why does Coca-Cola spondor the Olympic Games. Coca-Cola Jour-ney. Disponível em: <https://www.coca-colajourney.co.nz/faq/why-does-coca-cola-sponsor-the-olympic-games>. Acesso em: 25 jun. 2021;

CORRÊA, Fábio. Biólogos acusam Coca-Cola de secar nascentes em Minas Gerais. DW Brasil, 18 jan. de 2019. Disponível em < https://g1.globo.com/natureza/noticia/biologos-acusam-coca-cola-de-secar-nascentes-em-minas-gerais.ghtml>. Acesso em: 16 maio 2021;

DEAN, Sarah. Coca-Cola accused of 'health washing' because a single can of Coke Life maxes the daily recommended amount of SIX teaspoons of sugar. DailyMail, 31 mar. 2015. disponível em: <https://www.dailymail.co.uk/news/article-3018850/Coca-Cola-accused-health-washing-single-Coke-Life-maxes-daily-recommended-SIX-teaspoons-sugar.html>. Acesso em: 25 jun. 2021;

EONNET, Estelle. The Coca-Cola Company, PepsiCo and Nestlé named top plastic polluters for the third year in a row. Break Free from Plastic, Manila, Filipinas, 2 dez. de 2020. Disponível em <https://www.breakfreefromplastic.org/2020/12/02/top-plastic-polluters-of-2020/>. Acesso em: 16 maio 2021;

FLORES, Jean Patrick Chaves. Novos Produtos: uma análise das campanhas de Publicidade Coca-Cola Zero e Pepsi Max. Trabalho de Final de Graduação Unifra, Santa Maria, 2007. Disponível em <https://lapecjor.files.wordpress.com/2011/04/tfg-patrick.pdf>. Acesso em 15 maio 2021;

GELSKI, Jeff. Coca-Cola gains top brand ranking in United States. Food Business News, 29 jan. de 2020. Disponível em <https://www.foodbusinessnews.net/articles/17809-coca-cola-gains-top-brand-ranking-in-united-states>. Acesso em 15 maio 2021;

GÍGLIO, Ann-Marie. “Health Washing” – What it is and why you need to be aware of it. Core Matters. 15 mar. 2015. Disponível em: <https://ourcorematters.com/health-washing-what-it-is-and-why-you-need-to-be-aware-of-it/>. Acesso em: 25 jun. 2021;

INFOMONEY. Coca-Cola é a marca mais consumida no mundo pelo 8° ano consecu-tivo. InfoMoney, São Paulo, 20 maio de 2020. Disponível em <https://www.infomoney.com.br/consumo/coca-cola-e-a-marca-mais-consumida-no-mundo-pelo-8o-ano-consecutivo/>. Acesso em 15 maio 2021;

KOIGI, Bob. Coca-Cola and Nestlé are the world 's most valuable brands in the food and drinks sector, report. Marketing Report, 11 set. de 2020. Disponível em <https://marketingreport.eu/coca-cola-and-nestle-are-the-worlds-most-valuable-brands-in-the-food-and-drinks-sector-report.html>. Acesso em 15 maio 2021;

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. “O capitalismo artista”. In: A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015;

MCDONALD, Amanda. Coca-Cola ‘Paid Scientists to Downplay” Harmful Effects of Sugar, New Study Finds. Eat This, Not That!, 8 ago. de 2020. Disponível em <https://www.eatthis.com/coca-cola-paid-scientists-study-sugar/>. Acesso em: 16 maio 2021;

NATIONAL Center for Health Statistics: NHANES 2015-2016 Overview. Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: <https://wwwn.cdc.gov/nchs/nhanes/continuousnhanes/overview.aspx?BeginYear=2015>. Acesso em: 25 jun. 2021;

NAVES, Ludmila Martins. Explorando as Propagandas da Coca-Cola no Bra-sil. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 291-306, mar. 2010. ISSN 1983-7828. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/993>. Acesso em: 15 maio 2021;

OBESITY. Centers for Disease Control and Prevention: Chronic Health Conditions,18 set. 2018 Disponível em: <https://www.cdc.gov/healthyschools/obesity/index.htm>. Acesso em: 25 jun. 2021;

O’CONNOR, Anahad. Coca-Cola Funds Scientists Who Shift Blame for Obesity Away From Bad Diets. The New York Times, 9 ago. de 2015. Disponível em <https://well.blogs.nytimes.com/2015/08/09/coca-cola-funds-scientists-who-shift-blame-for-obesity-away-from-bad-diets/>. Acesso em: 16 maio 2021;

PENIDO, Alexandre. Refrigerante é o sexto alimento mais consumido pelos adoles-centes. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/refrigerante-e-o-sexto-alimento-mais-consumido-por-adolescentes/>. Acesso em: 25 jun. 2021;

REILEY, Laura. Coca-Cola internal documents reveal efforts to sell to teens, despite obesity crises. The Washing Post, 18 dez. 2019. Business. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/business/2019/12/18/coca-cola-internal-documents-reveal-efforts-sell-teens-despite-obesity-crisis/>. Acesso em 25 jun. 2021;

STASH Magazine. COCA COLA "HAPPINESS IS MOVEMENT". 2013. (01m). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yNjxui0UNEg>. Acesso em: 25 jun. 2021;

VALINSKY, Jordan. Coke targeted teens by saying sugary drinks are healthy. CNN, 19 dez. 2019. Business. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2019/12/19/business/coca-cola-teens-advertisement-trnd/index.html>. Acesso em: 25 jun. 2021;

WEBER, Sam. Most influential Coca-Cola sponsored athletes on social. Opendorse, 18 de nov. 2020. Endorsements & Sponsorships. Disponível em: <https://opendorse.com/blog/most-influential-coca-cola-sponsored-athletes-on-social/>. Acesso em: 25 jun. 2021.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

Dias Bauce, P. (2022). ABRA A FELICIDADE: uma análise interpretativa das propagandas da Coca-Cola e a libertação pelo consumo no capitalismo artista. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 429–444. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38662

Edição

Seção

Ensaios