A FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38660

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Políticas Educacionais. Exclusão Institucional.

Resumo

O ensaio proposto pretende discutir um aspecto relevante, questionado por profissionais, especialistas em educação e correntes/teorias: a exclusão institucional dos estudantes da EJA. Verificar as principais causas na educação que geram a exclusão institucional e social. Defendendo que através de intervenções eficientes no currículo escolar, é possível modificar a realidade dos estudantes, por meio do desenvolvimento crítico e demais habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania. E com a inclusão do ensino da ética como disciplina, poderia contribuir para melhores resultados. Possível necessidade das escolas se adaptarem à nova realidade do aluno. Reformulação das bases nacionais curriculares que pode centralizar a ação educativa, melhoria e igualdade em todos os níveis escolares.

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Biografia do Autor

Milena Avellar Fabri, Universidade Católica de Brasília

Mestrado em curso pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Católica de Brasília - UCB. Especialização em Gestão Pedagógica, pelo Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora (2011). Licenciatura em Letras Português, pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2007). Possui experiência em Apoio e Assessoria de Diretorias e Coordenações Acadêmica e Administrativas. Atualmente ocupa cargo de Técnico Administrativo em Educação na Universidade de Brasília - UnB

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em Educação (PUC GO), Mestre em Educação pela UFMS; Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar; Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV. Tem experiência na Coordenação e Docência Superior e em Cursos de Pós-graduação. Docente no Programa de Pós-graduação da UCB; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica (GEPPEB), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua nos temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa. Avaliadora Institucional e de Cursos do INEP/MEC.

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Publicado

12-01-2022

Como Citar

Avellar Fabri, M., & Alves Ferreira, V. (2022). A FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 363–373. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38660

Edição

Seção

Ensaios