A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO E EXPERIÊNCIA NA OBRA DE THEODOR ADORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38625

Palavras-chave:

Adorno. Capitalismo. Experiência. Formação cultural. Fetichismo.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a crítica ao capitalismo na obra de Theodor Adorno, relacionando com o tema da inaptidão à experiência e à formação cultural. Para isso, retomamos o seu texto Capitalismo tardio ou sociedade industrial e o seu diálogo com Marx e Lukács. Na sequência, vemos como o fetichismo da mercadoria e a reificação impõem determinações na subjetividade, em especial na capacidade de realizar experiências com o não-idêntico. Mostramos também como Adorno, na esteira de Benjamin, relaciona a generalização do princípio de troca com a perda da memória, que, da mesma forma, interferem na capacidade da experiência, já que esta é marcada pela continuidade. Assim, podemos ver que além da indústria cultural e da submissão aos líderes, o capitalismo na sua estrutura impede a realização de experiências intelectuais e estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alberto da Silva Lopes, Universidade de São Paulo

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019) e licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Camilo Castelo Branco (2013). Atualmente é professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Letras e filosofia, com ênfase em literatura e filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, contos brasileiros, literatura, teoria crítica, dialética.

Referências

ADORNO, T. W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Lisboa: Edições 70, 1993.

ADORNO, T. W Tempo Livre. In: Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ADORNO, T. W. Capitalismo tardio ou sociedade industrial. In: Cohn, G. Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1998

ADORNO, T. W. Reflections on Class Theory. In: Can One Live After Auschwitz? Stanford: Stanford University Press, 2003

ADORNO, T. W. Dialética negativa. Rio de janeiro: Zahar, 2009.

ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. Trad. De Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. Moura Abreu. In: PUCCI, Bruno (org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Fapesp-Autores Associados, 2010.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

ADORNO, Theodor W, HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução, Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1985.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 2012.

COHN, G. Introdução: Adorno e a teoria crítica da sociedade. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor W. Adorno: sociologia. São Paulo: Ática, 1986.

ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2005.

FLECK, A. Necessária, mas não suficiente: sobre a função da crítica da economia na teoria crítica tardia de Theodor W. Adorno. Cadernos de filosofia alemã, v. 21, 2016.

GAGNEBIN, J. M. Prefácio: Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 2012.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes: 2000.

MAAR, W. L. Educação crítica, formação cultural e emancipação política na escola de Frankfurt. In: PUCCI, Bruno (org). Teoria Crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EdUFSCar, 1995.

MARX, Karl. O capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

PETRY, F. B. Experiência e formação em Theodor W. Adorno. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 455 - 488, jan./jun. 2015.

PUCCI, B., ZUIN, A., RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Adorno: poder educativo do pensamento crítico. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

da Silva Lopes, F. A. (2022). A RELAÇÃO ENTRE CAPITALISMO E EXPERIÊNCIA NA OBRA DE THEODOR ADORNO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 155–171. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38625

Edição

Seção

Artigos