UM APELO PARA AS DESCULPAS

um breve debate sobre erro moral, censura e desculpas após John L. Austin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38596

Palavras-chave:

John L. Austin. Desculpas. Erro Moral. Censura. Responsabilidade Moral.

Resumo

Meu objetivo no ensaio é apresentar três abordagens a respeito da relação de erro moral, censura e desculpas. O ponto de partida é analisar as contribuições de John L. Austin sobre o tema e esclarecer outras duas abordagens sobre as desculpas que estão em diálogo com a proposta de Austin. Para atingir meu objetivo o trabalho terá a seguinte estrutura: começo expondo os argumentos de John Austin a respeito de erro, censura e desculpas, presentes no seu artigo “A Plea for Excuses” (1957). De modo geral, ele mostra que uma desculpa torna injusto censurar o agente pelo seu erro moral, mas seu erro moral se mantém. Após, irei analisar os argumentos de Eduardo Rivera-López sobre as desculpas, que apresenta uma abordagem diferente da de Austin. Ele defende a tese de que se o agente tem uma desculpa, ele não cometeu erro moral nenhum e nenhuma censura é permitida. Já no último autor, apresento R. Jay Wallace que também se posiciona de forma contraria a Austin. Ele defende uma tese com implicações similares a Rivera-López: se o agente tem uma desculpa por ter violado uma exigência moral x, então ele não violou nenhuma exigência moral e nenhuma censura é permitida. Ao fim do artigo, o leitor estará em posição de avaliar o quão frutífero e atual são as pretensões de Austin para um estudo das desculpas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Rosauro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em filosofia formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atuo em pesquisas relacionadas a responsabilidade moral com foco no fenômeno da sorte moral. Atualmente busco conectar e aprofundar o esclarecimento da sorte moral a partir de suas relações com a sorte epistêmica, censura e punição.

Referências

AUSTIN, John L. A Plea for Excuses. Proceedings of the Aristotelian Society, v. 57, pp. 1-30, pp. 1-30, 1957.

FORGUSON, L. W. Austin’s Philosophy of Action. In: FANN, K. T. (Org.) Symposium on J. L. Austin. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1969. pp. 127-147.

LONGWORTH, Guy. John Langshaw Austin. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/entries/austin-jl/>. Acesso em: 14 ago. 2020.

MARCONDES, Danilo. Filosofia Analítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.

RIVERA-LÓPEZ, Eduardo. Can There be Full Excuses for Morally Wrong Actions. Philosophy and Phenomenological Research, v. 53, n. 1, pp. 124-142, 2006.

SBISÀ, Marina. Austin on Language and Action. In. GARVEY, Brian (Org.) J. L. Austin on Language. Basingstoke: Palgrave Macmillian, 2014.

WALLACE, R. Jay. Responsibility and the Moral Sentiments. Cambridge: Harvard University Press, 1996.

ZIMMERMAN, Michael J. Another Plea for Excuses. American Philosophical Quarterly, v. 41, n. 3, pp. 259-266, 2004.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

Rosauro, J. V. (2022). UM APELO PARA AS DESCULPAS: um breve debate sobre erro moral, censura e desculpas após John L. Austin. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 414–428. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38596

Edição

Seção

Ensaios