VIOLÊNCIA COMO FRAMEWORK

o Walter Benjamin de Judith Butler em The Force of Non-Violence

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38471

Palavras-chave:

Violência. Não-violência. Crítica. Enquadramento.

Resumo

Em The Force of Non-Violence, Judith Butler retoma reflexões iniciadas em Caminhos Divergentes acerca do ensaio Para a crítica da violência, de Walter Benjamin. Centralizando sua problemática no sentido de “crítica” presente no ensaio, Butler está preocupada - para além de um sentido de crítica enquanto condição de possibilidade - com o tema da circunscrição, mais especificamente com o problema da circunscrição da violência na esfera pública , a fim de radicalizar o seu pensar sobre a possiblidade da construção de uma ética da não-violência. A este texto interessa compreender e reconstruir o argumento de Butler em sua interlocução com a obra do “jovem” Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Chagas, niversidade Federal do Pará

Graduando em Direito pelo 9º semestre na Universidade Federal do Pará (UFPA), membro dos grupos de pesquisa Teorias Normativas do Direito, Filosofia Crítica e Literatura e o Grupo de Pesquisa em Filosofia Contemporânea; ex-monitor nas matérias de História do Pensamento Jurídico,Teoria do Direito e Ética Jurídica; ex-bolsista PIBIC de Iniciação Científica, sob a orientação do Prof. Dr. Saulo de Matos, pesquisando a Filosofia Política e Social de Axel Honneth e sua Teoria Crítica (2018-2019). Atual bolsista de Iniciação Científica sob a orientação do Prof. Dr. Ernani Chaves a respeito da obra de Judith Butler e as implicações a respeito do poder, da psicanálise, assim como da ética e da política. Tem interesse primordialmente nas áreas de Filosofia e Filosofia do Direito, dentro dos seguintes temas: o marxismo enquanto tradição filosófica (Séculos XIX, XX e XXI), a Filosofia Hegeliana e os hegelianismos, a Teoria Crítica de Frankfurt e a Teoria Crítica em geral, os impactos da psicanálise na Filosofia e o pós-estruturalismo.

Ricardo Dib Táxi, Universidade Federal do Pará

Professor adjunto de Direito Civil e Consumidor da Universidade Federal do Pará (2016). Professor de Introdução ao Estudo de Direito e Filosofia de Direito da graduação em Direito e do Curso Especialização em Direito do Centro Universitário do Estado do Pará. Doutor em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal (2015). Visiting Researcher da Birkbeck College - University of London (Orientador: Peter Fitzpatrick). Mestre em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da UFPA (2011) com período sanduíche na Unisinos (Procad). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2009). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Direitos Humanos, Ética e Hermenêutica.

Referências

BALL, Karyn. Post-secular Messianism Against the Law: Judith Butler on Walter Benjamin and ‘Sacred Life’. Law and Critique, 2016.

BENJAMIN, Walter. Fragmento Teológico-Político. In: BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica, 2012.

BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. (pp. 101 – 120). Organização de Jeanne Marie Gagnebin. Tradução de Susana Kampff e Ernani Chaves. São Paulo, SP: Editora 34, 2011.

BENJAMIN, Walter. Para a crítica da violência. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Organização de Jeanne Marie Gagnebin. Tradução de Susana Kampff e Ernani Chaves. São Paulo, SP: Editora 34, 2012.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: Teorias da sujeição. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo, SP: Editora Autêntica, 2017.

BUTLER, Judith. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo, SP: Boitempo.

BUTLER, Judith. [Entrevista concedida à Carla Rodrigues, Maria Lygia de Moraes e Yara Frateschi]. Margem Esquerda, n. 33, pp. 11 – 22, 2019.

BUTLER, Judith. Notes toward a performative theory of assembly. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2015.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. Tradução de Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, Judith. Senses of the subject. New York, NY: Fordham University Press, 2015.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Tradução de Andreas Lieber. São Paulo, SP: Editora Autêntica, 2019.

BUTLER, Judith. The Force of Non-Violence. New York, NY: Verso, 2020

BUTLER, Judith. What is critique? An Essay on Foucault’s Virtue. Londres: Brasil Blackwell, 2001.

BRUM, Benjamin. Judith Butler leitora de Walter Benjamin: para uma crítica das políticas progressistas e identitárias. São Paulo: Cadernos de Filosofia Alemã, v. 24; n.1, p. 101-114, 2019.

CHAGAS, Nilton; DIB TÁXI, Ricardo. Por uma ética judaica da não-violência: Judith butler leitora de Walter Benjamin. Fortaleza: Cadernos Walter Benjamin, v. 25, p. 72 – 106, 2020.

CHAVES, Ernani. No limiar do moderno: ensaios sobre Nietzsche e Walter Benjamin. Belém, PA: Paka-tatu, 2003.

DEMETRI, Felipe. Judith Butler: filósofa da vulnerabilidade. Salvador: Editora Devires, 2018.

DEUBER-MANKOWSKY, Astrid. Rhythms of the Living, Conditions of Critique: On Judith Butler`s Reading of Walter Benjamin`s ‘Critique of Violence’. In: DICKINSON, Colby (Editor). Walter Benjamin and Theology. New York: Fordham University Press, 2016.

Duarte, A. Judith Butler e Hannah Arendt em diálogo: repensar a ética e a política. In__: Vida e Liberdade: entre a ética e a política. Cesar Candiotto; Jelson Oliveira. (Org.). 1ed.Curitiba: PUCPRESS, 2016, v. 1, p. 311-336.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo, SP: Editora Perspectiva, 1999.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Limiar, aura, rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.

GIES, Nathan. Signifying Otherwise: Liveability and Language. In: Lloyd, M. (2015) Butler and Ethics. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015.

RODRIGUES, Carla. A função do luto na filosofia política de Judith Butler. In CORREIA, A.; HADDOCK-LOBO, R.; SILVA, C. V. (org.). Deleuze, desconstrução e alteridade. Coleção XV. II Encontro ANPOF, ANPOF. (pp. 329-339), 2017.

SARTRE, Jean-Paul. Préface à l’édition de 1961. In: FANON, Frantz. Les damnés de la terre. Paris: La découverte, 2002.

SCHIPPERS, Birgit. Judith Butler`s Political Philosophy. New York: Routledge, 2014.

SPIVAK, Gayatri. More Thoughts on Cultural Translation. Berlim: Transversal. Disponível em: <https://transversal.at/transversal/0608/spivak/en>, 2008.

TYLER, Melissa. Judith Butler and organization theory. New York: Routledge, 2020.

Downloads

Publicado

06-01-2022 — Atualizado em 08-01-2022

Versões

Como Citar

Chagas, N., & Dib Táxi, R. (2022). VIOLÊNCIA COMO FRAMEWORK: o Walter Benjamin de Judith Butler em The Force of Non-Violence. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 168–187. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.38471 (Original work published 6º de janeiro de 2022)

Edição

Seção

Artigos