O ARGUMENTO EVIDENCIAL DO MAL DE WILLIAM ROWE E A RESPOSTA DO TEÍSMO CÉTICO DE STEPHEN WYKSTRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.37807

Palavras-chave:

Deus. Evidência. Mal. Racionalidade. Teísmo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar criticamente a versão evidencial do problema do mal. Segundo o problema evidencial, mesmo que a existência de um ser onipotente, onisciente e sumamente bom, seja logicamente compatível com a existência do mal, não deixa de ser problemática parecendo oferecer um indício contra a sua existência. O argumento afirma que existem certos fatos sobre o mal que fornecem apoio racional à crença de que o deus teísta não existe. O problema evidencial tem sido influentemente defendido por William Rowe e é à sua formulação que damos atenção. Apresentamos uma resposta teísta proeminente. Desenvolvemos e defendemos a resposta de Stephen Wykstra que ficou conhecida como Teísmo Cético. Especificamente, nos concentramos na sua análise do uso de “parecer” quando Rowe utiliza em seu argumento afirmando que há casos de sofrimento que parecem não possibilitar qualquer bem maior. Através desta análise de Wykstra se conclui que Rowe não está justificado a fazer esse uso do “parecer”, e que assim um dos passos fundamentais do argumento de Rowe carece de justificação. Deste modo, concluímos que o argumento evidencial, tal como formulado por Rowe, falha ao objetar a racionalidade da crença em Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Reis de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre pelo programa de pós-graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E é doutorando no programa de Pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi bolsista de mestrado da CAPES, e é bolsista de doutorado do CNPq, e desde o final do mestrado as suas pesquisas também contam com o suporte financeiro do projeto "LATAM Bridges in The Epistemology of Religion", financiado pela Fundação John Templeton. Tem curso livre de Teologia pelo Seminário Martin Bucer e está cursando a especialização em Docência em Filosofia e Teologia. Atualmente é professor substituto de Lógica na Universidade Federal do Amazonas, professor contratado na pós-graduação em Teologia Filosófica do Centro Universitário Filadélfia e Pesquisador Bolsista da Universidade de Houston. Foi líder do projeto de extensão-tradução denominado "Abordagens alternativas ao problema do mal", financiado pela Fundação John Templeton no âmbito do projeto "The Global Philosophy of Religion". É membro do grupo de pesquisa Lógica e Religião, trabalhando no projeto "Uma abordagem filosófica ao conceito Vaishnava de Deus" também financiado pela Fundação John Templeton por meio do projeto "The Global Philosophy of Religion". E é membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. Foi professor de Filosofia no Colégio Frônesis. Durante a graduação foi monitor bolsista de Teoria do Conhecimento e História da Filosofia Medieval e Estagiário no Colégio Pedro II. Tem interesse nas áreas de Lógica, Filosofia da Religião, Filosofia Medieval, Epistemologia Analítica, Metafísica Analítica e Teologia Analítica.

Referências

HOWARD-SNYDER, D. “Seeing through CORNEA”. In: International Journal for Philosophy of Religion 32 (1992): 25–49.

ROWE, W. L. “The Problem of Evil and Some Varieties of Atheism.” In: American Philosophical Quarterly 16 (1979): 335–41.

ROWE. “Evil and Theodicy”. In: Philosophical Topics 16 (1988): 119–32.

SWINBURNE, R. The Existence of God, revised edition. Oxford: Clarendon Press, 1979.

TRAKAKIS, N. The God Beyond Belief: In Defence of William Rowe’s Evidential Argument From Evil. Melbourne: Springer, 2006.

WYKSTRA, S. J. “The Humean Obstacle to Evidential Arguments from Suffering: On Avoiding the Evils of ‘Appearance’”. In: International Journal for Philosophy of Religion 16 (1984): 73–93.

WYKSTRA. “Rowe’s Noseeum Arguments from Evil,” In: HOWARD-SNYDER, D. (ed.), The Evidential Argument from Evil, 1996, ch.7, pp. 126–50.

WYKSTRA. “A Skeptical Theist View” In: MEISTER, C.; K. D., James (ed.), God and the Problem of Evil: Five Views. Downers Grove: InterVarsity Press, 2017, pp. 96-123.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

de Oliveira, G. R. (2022). O ARGUMENTO EVIDENCIAL DO MAL DE WILLIAM ROWE E A RESPOSTA DO TEÍSMO CÉTICO DE STEPHEN WYKSTRA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 55–73. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.37807

Edição

Seção

Artigos