ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA COMO FILOSOFIA DO ESPÍRITO

o Ser Humano no pensamento de Lorenz B. Puntel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.35711

Palavras-chave:

Antropologia. Espírito. Metafísica. Puntel.

Resumo

Ao avaliar o longo percurso da antropologia filosófica na história da filosofia, torna-se clara a percepção de que inúmeros pensamentos e vertentes foram produzidos, desde metafísicos a materialistas, fisicalistas, naturalistas ou outros. Com o crescente ataque à metafísica na filosofia contemporânea e as tentativas de superação desse pensamento, fica evidente que as propostas antropológicas alternativas também apresentam problemas sérios que, apesar de antropológicos, trazem consequências para diversificadas vertentes do mundo humano (que tem o homem como a base), como éticos, morais, econômicos etc. A proposta do presente trabalho será a apresentação da visão de homem elaborada por Lorenz Bruno Puntel, filósofo brasileiro (naturalizado alemão) que, na tentativa de formulação de uma filosofia sistemática, também propõe uma antropologia que busca superar os diversos problemas surgidos na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Brás Guerra, Faculdade Estácio do Ceará

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2018). Atualmente é graduando em História pela Faculdade Estácio e realiza Complementação Pedagógica em Filosofia pela Faculdade Ibra (MG). É professor de Projeto de Vida e Empreendedorismo no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Fortaleza-CE.

Referências

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2001.

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche: fim da metafísica e os pós-modernos. In: IMAGUIRE G.; ALMEIDA C. L. S.; OLIVEIRA M. A. (Orgs.) Metafísica Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2007. pp. 13-45.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução revisada e apresentação de Márcia Sá Cavalcante Schuback; posfácio de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2006.

KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.

MARITAIN, Jacques. A pessoa e o bem comum. Trad. Vasco Miranda. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1962.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2002.

OLIVEIRA, Manfredo A. de. Metafísica estrutural enquanto Teoria do Ser. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1741/1887. Acesso em: 13/11/2018.

OLIVEIRA, Manfredo A. A ontologia em debate no pensamento contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2014.

PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2006.

PUNTEL, Lorenz B. A totalidade do Ser, o Absoluto e o tema “Deus”: um capítulo de uma nova metafísica. In: Metafísica Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2007. pp. 191-222.

PUNTEL, Lorenz B. Estrutura e ser: um quadro referencial teórico para uma filosofia sistemática. Trad. Nélio Schneider. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2008.

PUNTEL, Lorenz B. A crítica da metafísica em Carnap e Heidegger: análise, comparação e crítica. In: Em busca do objeto e do estatuto teórico da filosofia: estudos críticos na perspectiva histórico-filosófica. Trad. Nélio Schneider. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2010. pp. 229-258.

PUNTEL, Lorenz B. Ser e Deus: um enfoque sistemático em confronto com M. Heidegger, É. Lévinas e J.-L. Marion. Trad. Nélio Schneider. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2011.

PUNTEL, Lorenz B. O conceito de categoria ontológica: um novo enfoque, In: Revista Kriterion, n. 104, pp. 7-32.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Antropologia Filosófica I. São Paulo: Loyola, 1991.

VAZ, Henrique Claudio de Lima. Antropologia Filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992.

VIANA W. C. Hans Jonas e a filosofia da mente. São Paulo: Paulus, 2016.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Brás Guerra, J. (2021). ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA COMO FILOSOFIA DO ESPÍRITO: o Ser Humano no pensamento de Lorenz B. Puntel. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(19), 213–236. https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.35711

Edição

Seção

Artigos