COTIDIANO, ALTERIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Uma entrevista com Josep María Esquirol
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.34698Palavras-chave:
Filosofia da proximidade. Cotidianidade. Alteridade. Compreensão intersubjetiva. Interculturalidade.Resumo
Filósofo, escritor e professor na Universitat de Barcelona (UB), Josep María Esquirol tem uma trajetória de investigação que bebe das reflexões de Martin Heidegger, Jan Patocka e Emmanuel Lévinas, e uma preocupação por promover um discurso conectado ao concreto, por ele entendido como horizonte da experiência e do mundo da vida. E é no plano da cotidianidade que Esquirol levanta essa reivindicação. Desde 2005, publica ensaios que, circundando o grande eixo da alteridade, enfatiza a autenticidade do ritmo dos dias que, longe de empobrecer nossa vida, carrega a profundidade dos vínculos que nos associam aos outros. Nesta entrevista, realizada no Departamento de Filosofia Teorética e Prática (UB), em 09 de outubro de 2019, Josep María Esquirol reflete sobre as noções de Filosofia da Proximidade, compreensão intersubjetiva e afetos ”“ temas caros à discussão sobre nossa orientação existencial e nossas relações com a interculturalidade.
Downloads
Referências
ESQUIROL, Josep María. Uno mismo y los otros: de las experiencias existenciales a la interculturalidad. Barcelona: Herder Editorial, 2005.
ESQUIROL, Josep María. El respeto o la mirada atenta. Barcelona: Gedisa Editorial, 2006.
ESQUIROL, Josep María. El respirar de los días. Barcelona: Paidós, 2009.
ESQUIROL, Josep María. La resistencia íntima: ensayo de una filosofía de la proximidad. Barcelona: Acantilado, 2015.
ESQUIROL, Josep María. La penúltima bondat: assaig sobre la vida humana. Barcelona: Quaderns Crema, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.