COTIDIANO, ALTERIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Uma entrevista com Josep María Esquirol

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da proximidade. Cotidianidade. Alteridade. Compreensão intersubjetiva. Interculturalidade.

Resumo

Filósofo, escritor e professor na Universitat de Barcelona (UB), Josep María Esquirol tem uma trajetória de investigação que bebe das reflexões de Martin Heidegger, Jan Patocka e Emmanuel Lévinas, e uma preocupação por promover um discurso conectado ao concreto, por ele entendido como horizonte da experiência e do mundo da vida. E é no plano da cotidianidade que Esquirol levanta essa reivindicação. Desde 2005, publica ensaios que, circundando o grande eixo da alteridade, enfatiza a autenticidade do ritmo dos dias que, longe de empobrecer nossa vida, carrega a profundidade dos vínculos que nos associam aos outros. Nesta entrevista, realizada no Departamento de Filosofia Teorética e Prática (UB), em 09 de outubro de 2019, Josep María Esquirol reflete sobre as noções de Filosofia da Proximidade, compreensão intersubjetiva e afetos ”“ temas caros à discussão sobre nossa orientação existencial e nossas relações com a interculturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayane Abib, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Comunicação e graduada em Comunicação Social: Jornalismo pela mesma universidade. Desenvolveu estágio de pesquisa no Observatorio de Cobertura de Conflictos (Universitat Autònoma de Barcelona), em 2019, no Internet Media Lab (Universidad Complutense de Madrid), em 2017, e no Centro de Investigação Media e Jornalismo (Universidade Nova de Lisboa), em 2014.

Referências

ESQUIROL, Josep María. Uno mismo y los otros: de las experiencias existenciales a la interculturalidad. Barcelona: Herder Editorial, 2005.

ESQUIROL, Josep María. El respeto o la mirada atenta. Barcelona: Gedisa Editorial, 2006.

ESQUIROL, Josep María. El respirar de los días. Barcelona: Paidós, 2009.

ESQUIROL, Josep María. La resistencia íntima: ensayo de una filosofía de la proximidad. Barcelona: Acantilado, 2015.

ESQUIROL, Josep María. La penúltima bondat: assaig sobre la vida humana. Barcelona: Quaderns Crema, 2018.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Abib, T. . (2021). COTIDIANO, ALTERIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: Uma entrevista com Josep María Esquirol. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(19), 293–304. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/34698

Edição

Seção

Entrevistas