ESPINOSA E O SISTEMA DOS AFETOS

uma breve introdução ao livro III da Ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.33870

Palavras-chave:

Ética. Espinosa. Conatus. Afetos. Paixão.

Resumo

Neste artigo, apresentarei o sistema dos afetos de Baruch de Espinosa, filósofo racionalista holandês do século XVII. Nosso caminho será feito a partir de uma abordagem concisa sobre alguns conceitos pressupostos do sistema dos afetos, tais como: modo, afecção, corpo etc. Concluída esta etapa, analisarei cuidadosamente a Ética, a fim de esclarecermos o conceito de ser humano, para, então, adentrarmos no sistema dos afetos. Nossa abordagem será fundamentada numa tradição consagrada de comentadores da filosofia espinosana, procurando manter-se fiel ao autor, bem como, aos seus intérpretes e comentadores. Além disso, buscarei destrinchar, de forma introdutória e objetiva, alguns conceitos importantes para a compreensão da Ética, obra magna do referido autor, tais como: substância, atributos, afecção, modos, afetos etc. Propondo, assim, uma breve apresentação e introdução ao livro III da Ética, e ao sistema dos afetos de Espinosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Alexandre Martins Amaral, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) na Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC)

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

CHAUI, M. A nervura do real II: imanência e liberdade em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

COTTINGHAM, J. Dicionário de Descartes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Editora Escuta LTDA, 2002.

DESCARTES, R. Los princípios de la filosofia. Buenos Aires: Editorial Losada, S. A, 1951.

DESCARTES, R. Discurso do método; Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas / René Descartes. 2. ed. Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gérard Lebrun; tradução de J. Guinsberg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

ESPINOSA, B. Pensamentos Metafísicos; Tratado da Correção do Intelecto; Ética; Tratado Político; Correspondência/ Baruch de Espinosa. 2 ed. Seleção de textos de Marilena de Souza Chaui; traduções de Marilena de Souza Chauí et al. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores)

ESPINOSA, B. Ética. Trad. Grupo de Estudos Espinosanos; coordenação Marilena Chauí. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

HEGEL, G. W. F. Werke 20: Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie III. Frankfurt: Suhrkamp, 1986.

RAMOND, C. Vocabulário de Espinosa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. (Coleção Vocabulário dos Filósofos)

SCRUTON, R. Espinosa. Trad. Angélika Elisabeth Könke. São Paulo: Editora UNESP, 2000. (Coleção Grandes Filósofos)

TORRINHA, F. Dicionário Latino Português. 2. ed. Porto: Editora Gráficos Reunidos, 1942.

NIETZSCHE, F. W. Carta de Nietzsche a Overbeck de 1881 na qual se refere a Spinoza como seu único precursor. Trad. André Martins. In: Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 2017, pp. 1- 128.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Martins Amaral, G. A. (2021). ESPINOSA E O SISTEMA DOS AFETOS: uma breve introdução ao livro III da Ética. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(19), 60–76. https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.33870

Edição

Seção

Artigos