O QUÃO ÚTIL É O CONHECIMENTO INÚTIL?
Considerações filosóficas e históricas sobre a importância social de atividades epistêmicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29905Palavras-chave:
Conhecimento. Atividades epistêmicas. Utilidade. Valor. Abraham Flexner.Resumo
Este ensaio é uma reflexão sobre a utilidade do conhecimento. No meio acadêmico costuma-se tomar como dado que a cultura intelectual tem valor em si mesma, contudo, isso não é obvio para o público geral, que é levado a crer que universidades e institutos de ensino e pesquisa não tem utilidade, e por isso não devem receber apoio estatal. Atividades intelectuais não dão retorno econômico e social imediato, o que leva a conclusão de que o investimento nelas é supérfluo, quando comparado com áreas de maior importância prática, como saúde, segurança e educação básica. A concepção de utilidade por trás desse raciocínio é examinada, a fim de mostrar que o conhecimento científico é indispensável para a posse e manutenção dos bens considerados úteis. O artigo The Usefulness of Useless Knowledge, de Abraham Flexner é usado para embasar a defesa do valor prático e social de atividades epistêmicas. A filosofia da ciência de Mario Bunge (1980; 1988; 1989; 1990) é usada para explicitar aspectos da relação ciência-tecnologia-sociedade nos quais Flexner não toca.
Downloads
Referências
BUNGE, Mario. Ciência e Desenvolvimento. Tradução Cláudia Regis Junqueira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.
DIJKGRAAF, Robbert. The World of Tomorrow. In: FLEXNER, Abraham. The Usefulness of Useless Knowledge. New Jersey: Princeton University Press, 2017.
FLEXNER, Abraham. The Usefulness of Useless Knowledge. New Jersey: Princeton University Press, 2017.
HOSSENFELDER, Sabine. Lost in Math: How Beauty Leads Physics Astray. New York: Basic Books, 2018.
SAGAN, CARL. Why we need to understand science. In: Skeptical Inquirer. Vol. 14, no. 3. 1990, (p. 263-269).
SCHWAGER, Jack D. Market Wizards: Interviews with Top Traders. New Jersey: John Wiley & Sons, 2006.
WEBER, Max. A Ciência como Vocação. Tradução de Artur Morão. In: WEBER, Max. Três tipos de poder e outros escritos. Tribuna da História: Lisboa, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.