O QUÃO ÚTIL É O CONHECIMENTO INÚTIL?

Considerações filosóficas e históricas sobre a importância social de atividades epistêmicas

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento. Atividades epistêmicas. Utilidade. Valor. Abraham Flexner.

Resumo

Este ensaio é uma reflexão sobre a utilidade do conhecimento. No meio acadêmico costuma-se tomar como dado que a cultura intelectual tem valor em si mesma, contudo, isso não é obvio para o público geral, que é levado a crer que universidades e institutos de ensino e pesquisa não tem utilidade, e por isso não devem receber apoio estatal. Atividades intelectuais não dão retorno econômico e social imediato, o que leva a conclusão de que o investimento nelas é supérfluo, quando comparado com áreas de maior importância prática, como saúde, segurança e educação básica. A concepção de utilidade por trás desse raciocínio é examinada, a fim de mostrar que o conhecimento científico é indispensável para a posse e manutenção dos bens considerados úteis. O artigo The Usefulness of Useless Knowledge, de Abraham Flexner é usado para embasar a defesa do valor prático e social de atividades epistêmicas. A filosofia da ciência de Mario Bunge (1980; 1988; 1989; 1990) é usada para explicitar aspectos da relação ciência-tecnologia-sociedade nos quais Flexner não toca.

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Biografia do Autor

Ian Botti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia.

Referências

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Salles Botti, I. (2020). O QUÃO ÚTIL É O CONHECIMENTO INÚTIL? : Considerações filosóficas e históricas sobre a importância social de atividades epistêmicas. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 391–416. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/29905

Edição

Seção

Ensaios