SOBRE O SENTIDO DO TATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29770

Palavras-chave:

Sentido. Tato. Sentimento. Força. Cegueira.

Resumo

Sobre o sentido do tato é um esboço (Skizze) escrito por Herder em 1769, e reconstruído por Hans Dietrich Irmscher em 1960. Nele, o autor propõe-se investigar a importância epistemológica, estética e metafísica do tato. Assim, na medida em que desenvolve suas reflexões, acaba por se opor ao pensamento de autores como Winckelmann, Condillac, Mendelssohn e Leibniz. O esboço pode ser divido em quatro momentos: no primeiro, é tematizado o potencial cognitivo do tato de acessar as forças formadoras do corpo e do universo. No segundo, o autor discute a formação do universo a partir da conexão entre Deus e os conceitos de espaço, tempo e força. Depois, é abordado a dinâmica conflituosa e mortal das forças de atração e repulsão no universo. Por fim, ele se debruça sobre a questão da imortalidade da alma e sua relação com o conceito de força.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Ramos Xavier Régis, Universidade de Brasília

Graduando em filosofia na Universidade de Brasília (UnB) e em psicologia no Centro universitário de Brasília (Uniceub). Me interesso por estética, epistemologia e ontologia, sobretudo pela forma como estas áreas da investigação filosófica evidenciam a supervalorização do sentido da visão em detrimento do sentido do tato, o que hoje em dia se costuma chamar de "primado da visão". Neste sentido, minhas reflexões se direcionam para uma crítica ao primado da visão a partir das contribuições do filósofo setecentista Johann Gottfried Herder. Seguindo esta linha investigativa, atualmente pesquiso o primado da visão presente na psicanálise freudiana, isto é, proponho repensar a teoria psicanalítica de Freud através da crítica de seus pressupostos epistemológicos e estéticos predominantemente visuais.

Referências

FRANCESCHINI, Pedro Augusto da Costa. O pensamento estético e a Plástica de Herder. Discurso, v. 47, n. 1, p. 95-126. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/134067. Acesso em: 02 abril 2020.

HEINZ, Marion. Sensualistischer Idealismus: Untersuchungen zur Erkenntnistheorie und Metaphysik des jungen Herder (1763”“1778). Hamburg: Felix Meiner Verlag, 1994.

HERDER, Johann Gottfried. Zum Sinn des Gefühls. In: PROSS, W. (org.). Johann Gottfried Herder Werke: Herder und die Anthropologie der Aufklärung Band 2. München: Carl Hanser Verlag, 1987. p. 241-250.

______________________________. Von Kunstrichterei, Geschmack und Genie. In: GEROLD, K. G. (org). Johann Gottfried Herder: Werke in zwei Bänden, zweiter Band. München: Carl Hanser Verlag, 1953. p. 584.

LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Os príncipios da filosofia ou A monadologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Ramos Xavier Régis, H. (2020). SOBRE O SENTIDO DO TATO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 417–432. https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29770

Edição

Seção

Traduções