DEMOCRACIA (IM)POSSÍVEL

contribuições de Jean-Jacques Rousseau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29738

Palavras-chave:

Rousseau. Democracia. Soberania. Liberdade. Igualdade.

Resumo

Este estudo busca refletir se Rousseau pode ou não ser considerado um teórico que defende a democracia como forma de governo e um democrata radical, pelo fato de ter abordado em sua obra, Do Contrato Social, conceitos como Soberania e Vontade Geral. Conceitos que, dentro da perspectiva rousseauneana, assumem sentidos semânticos diferentes dos modos como eles são compreendidos nas análises feitas acerca das democracias concretizadas como forma de governo. Assim, argumentamos que embora Rousseau não possa ser considerado um defensor da democracia como forma de governo, o teórico pode ser considerado um democrata radical.

Downloads

Biografia do Autor

João Aparecido Gonçalves Pereira, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás ”“ UFG. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Ronan da Silva Parreira Gaia, Universidade de São Paulo

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ”“ EERP/USP. Especialista em Direitos Humanos, Educação e Sociedade, Educação Especial e Inclusiva, Gestão Pública e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís - FESL. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Filadélfia ”“ FAFIL. 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

MOSCATELI, Renato. Rousseau frente ao legado de Montesquieu: imaginação histórica e teorização política. Campinas. 339f. Tese (Doutorado em Filosofia). Universidade Estadual de Campinas. 2009.

NASCIMENTO. Milton Meira do. A Farsa da Representação Política: ensaios sobre o pensamento político de Rousseau. São Paulo: Discurso Editorial, 2016.

REIS, Cláudio Araújo. Vontade Geral e Decisão Coletiva em Rousseau. Trans/Form/Ação, Marília, v. 33, n. 2, p. 11-34, 2010.

REIS. Helena Esser dos. Rousseau, um democrata radical? Philósophos, Goiânia, v.23, n.2, p. 111-149. jul./dez. 2018.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social: Princípios do Direito político. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

____________________________. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Laurent de Saes. São Paulo: EDIPRO, 2015.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 9. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1992.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Aparecido Gonçalves Pereira, J. ., & da Silva Parreira Gaia, R. (2020). DEMOCRACIA (IM)POSSÍVEL: contribuições de Jean-Jacques Rousseau . PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 31–47. https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29738

Edição

Seção

Artigos