A REFLEXIVIDADE ENTRE A CONSCIÊNCIA DE SI E AS RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS COMO EIXO CENTRAL PARA A COMPREENSÃO DO SER HUMANO

uma análise a partir da dialética do reconhecimento de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29534

Palavras-chave:

Consciência de si. Intersubjetividade. Reconhecimento. Linguagem. Ser-humano.

Resumo

Procura-se evidenciar a ligação existente entre a consciência de si e as relações intersubjetivas como principal elemento definidor do caráter humano em seus principais contornos. Com apoio na Dialética do Reconhecimento de Hegel, são buscados subsídios para indicar o fenômeno da aquisição da consciência de si como fruto de um impulso que se concretiza no encontro relacional entre sujeitos, numa dinâmica que se origina na busca de reconhecimento pelo sujeito individual (eu). As consequências obtidas pelo processo relacional vão criar, por meio da linguagem, as condições para um enorme desenvolvimento cognitivo do ser-humano, fruto do desenvolvimento de novas percepções e pensamentos. Característica singular que é fundamental para a compreensão das ações e comportamentos dos seres-humanos ao longo da sua existência, tanto individual quanto coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Correia Bastos, Universidade de Brasília

Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Referências

BAKER, Lynne. Naturalism and the first-person perspective. New York: Oxford University Press, 2013.

DIAS, Bernardo Enes. The return from otherness: Hegel’s paradox of self-consciousness in the “Phenomenology of Spirit”. In: OTHERNESS: Essays and Studies. 4. 1. Disponível em:

<http://www.otherness.dk/fileadmin/www.othernessandthearts.org/Publications/Journal_Otherness/Otherness__Essays_and_Studies_4.1/Hegel_Otherness.pdf>. Acesso em 16 jul. 2015.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Tradução: Paulo Meneses. 5ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

____________________________________. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio: 1830. Vol. III: A Filosofia do Espírito. Tradução: Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução: Manuela Pinto e Alexandre Morujão. 5ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

PIPPIN, Robert B. Hegel on self-consiousness: desire and death in the “Phenomenology of Spirit”. New Jersey: Princeton University Press, 2011.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Antropologia filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Correia Bastos, L. (2020). A REFLEXIVIDADE ENTRE A CONSCIÊNCIA DE SI E AS RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS COMO EIXO CENTRAL PARA A COMPREENSÃO DO SER HUMANO: uma análise a partir da dialética do reconhecimento de Hegel. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 363–375. https://doi.org/10.26512/pl.v9i18.29534

Edição

Seção

Ensaios