A RELAÇÃO ENTRE LEI E VIOLÊNCIA TORNADA INVISÍVEL

considerações sobre a violência política no debate político contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.28720

Palavras-chave:

Violência. Vontade. Democracia. Direito. Governo.

Resumo

O presente ensaio se refere a parte de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica em Filosofia, cujo tema central foi A violência sob o véu da justiça: sobre a relação entre lei e violência tornada invisível, na qual buscamos investigar momentos em que o fenômeno da violência política relaciona-se com a democracia e o Estado de direito. Partindo da reconstrução histórica dos usos da violência política a partir do pós-guerra apresentada por Hannah Arendt em Origens do totalitarismo, foi possível explicitar as formas de violência tornadas invisíveis na relação entre a lei e o direito. Trata-se, assim, de um estudo de natureza teórica produzido por meio de pesquisa bibliográfica acerca da perspectiva histórica da consequência política e jurídica de conflitos sociais, tais como as guerras e repressões governamentais, retomando-se o impacto do declínio do Estado-nação, o fim dos direitos do homem e o totalitarismo. A exclusão, a desigualdade social e a ruptura político-social mostraram-se resultantes desses conflitos, o que nos permitiu formular algumas notas sobre a história recente do uso da violência política como chave para tratar a aplicação do direito no Estado democrático de direito e os limites postos pela dimensão político-social das democracias contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sally Barcelos Melo, Universidade de Brasília / PPGFIL

Mestranda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3917592769839837).Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília (2018). Possui graduação em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2013). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006) com habilitação em Magistério para Início de Escolarização e Orientação Educacional.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Companhia das Letras, São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

10-02-2020

Como Citar

Barcelos Melo, S. (2020). A RELAÇÃO ENTRE LEI E VIOLÊNCIA TORNADA INVISÍVEL: considerações sobre a violência política no debate político contemporâneo. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 189–198. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.28720

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)