A DEFINIÇÃO TRIPARTIDA DO CONHECIMENTO E A CRÍTICA DE GETTIER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26923

Palavras-chave:

Tipos de Conhecimento. Definição Tripartida. Crítica de Gettier.

Resumo

O presente texto tem como objeto a definição tripartida do conhecimento como crença verdadeira justificada, tal como apresentada no Teeteto de Platão e hegemonicamente entendida pela epistemologia analítica contemporânea, e a crítica a ela por Edmund Gettier em seu artigo “É a crença verdadeira justificada conhecimento?”. A pretensão é expor reflexivamente considerações introdutórias fundamentais acerca de ambas. Para isso, primeiro distinguir-se-ão três tipos de conhecimento, destacando-se o proposicional como aquele em jogo na definição tripartida e na crítica de Gettier; em segundo lugar, apresentar-se-á a estrutura da definição tripartida, suas partes, a relação entre elas, com as intuições pré-teóricas presentes nas mesmas e com o que excluem; por fim, explicar-se-á a crítica de Gettier, evidenciando-se seus pressupostos, estrutura, razões e finalidades.

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Biografia do Autor

Lucas Jairo Cervantes Bispo, Universidade Estadual de Feira de Santana - BAHIA

Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana-BA com período sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal. Concluiu três iniciações científicas, entre as quais uma ganhou o 1º Lugar entre as iniciações cientificas na área de Ciências Humanas, Educação, Letras e Sociais Aplicadas, categoria PROBIC/UEFS e foi apresentada no 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

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Publicado

10-02-2020

Como Citar

Cervantes Bispo, L. J. (2020). A DEFINIÇÃO TRIPARTIDA DO CONHECIMENTO E A CRÍTICA DE GETTIER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 154–176. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26923

Edição

Seção

Artigos