A DEFINIÇÃO TRIPARTIDA DO CONHECIMENTO E A CRÍTICA DE GETTIER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26923Palavras-chave:
Tipos de Conhecimento. Definição Tripartida. Crítica de Gettier.Resumo
O presente texto tem como objeto a definição tripartida do conhecimento como crença verdadeira justificada, tal como apresentada no Teeteto de Platão e hegemonicamente entendida pela epistemologia analítica contemporânea, e a crítica a ela por Edmund Gettier em seu artigo “É a crença verdadeira justificada conhecimento?”. A pretensão é expor reflexivamente considerações introdutórias fundamentais acerca de ambas. Para isso, primeiro distinguir-se-ão três tipos de conhecimento, destacando-se o proposicional como aquele em jogo na definição tripartida e na crítica de Gettier; em segundo lugar, apresentar-se-á a estrutura da definição tripartida, suas partes, a relação entre elas, com as intuições pré-teóricas presentes nas mesmas e com o que excluem; por fim, explicar-se-á a crítica de Gettier, evidenciando-se seus pressupostos, estrutura, razões e finalidades.
Downloads
Referências
AUDI, Robert. Epistemology: A contemporary introduction to the theory of knowledge. N.2. USA: Routledge, 2003.
BERNECKER,Sven; DRETSKE, Fred (Eds). Knowledge: Readings in Contemporary Epistemology. N. 3. New York: Oxford University Press, 2005.
BERNECKER, Sven; PRITCHARD, Duncan (Eds). The Routledge Companion to Epistemology. United Kingdom: Routledge, 2011.
BONJOUR, Laurence. Epistemology: Classic Problems and Contemporary Responses. N. 2. USA: Rowman & Littlefield Publishers, 2009.
DANCY, Jonathan; SOSA, Ernest; STEUP, Matthias (Eds). A Companion to Epistemology. N.2. United Kingdom: Wiley-Blackwell, 2010.
DUNCAN, Pritchard. Epistemic Luck. United Kingdom: Oxford University Press, 2005.
DUTRA, Luiz Henrique de Araujo. Introdução à epistemologia. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
FELDMAN, Richard. An alleged defect in Gettier counter-examples. Australasian Journal of Philosophy, 52:1, 68-69, 1974
GETTIER, Edmund. Is Justified True Belief Knowledge?. In: Analysis. Vol. 23, No. 6. pp. 121-123, 1963
GETTIER, Edmund. É a crença verdadeira justificada conhecimento? Trad. Célia Teixeira. Rev. W.J. Silva Filho. Disponível em: <http://www.investigacoesfilosoficas.com/wp-content/uploads/Gettier-1963-E_-a-crenc_a-verdadeira-justificada-conhecimento.pdf>. Acessado em 28 de Agosto de 2019.
HETHERINGTON, Stephen. The Gettier Problem. United Kingdom: Cambridge University Press, 2018.
HETHERINGTON, Stephen. Knowledge. Internet Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: <https://www.iep.utm.edu/knowledg>. Acessado em 21 de Agosto de 2019.
HETHERINGTON, Stephen. Gettier Problems. Internet Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: <https://www.iep.utm.edu/gettier/>. Acessado em 22 de Agosto de 2019.
ICHIKAWA, Jonathan Jenkins; STEUP, Matthias. The Analysis of Knowledge. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/knowledge-analysis/. Acessado em 22 de Agosto de 2019.
LUZ, Alexandre Meyer. Conhecimento e Justificação: problemas de epistemologia contemporânea. Pelotas: NEPFIl online, 2013.
LYCAN, William G. On the Gettier problem problem In Hetherington, Stephen (Ed.) Epistemology Futures. New York: Oxford University Press, 2006.
MORTON, Adam. A Guide through the Theory of Knowledge. N.3. USA: Blackwell Publishing, 2003.
O’BRIEN, Dan. Introdução à teoria do conhecimento. Trad. Pedro Gaspar. Lisboa: Gradiva, 2013.
PLATÃO. Teeteto. Trad. Adriana Manuela Nogueira e Marcelo Boeri. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
TRUNCELLITO, David A. Epistemology. Internet Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: < https://www.iep.utm.edu/epistemo/>. Acessado em 22 de Agosto de 2019.
WILLIAMS, Michael. Problems of Knowledge: A Critical Introduction to Epistemology. USA: Oxford University Press, 2001.
ZAGZEBSKI, Linda Trinkaus. What is Knowledge?. In John Greco; Ernest Sosa (eds.), The Blackwell Guide to Epistemology. Oxford: Blackwell. pp. 92-116, 1999.
ZAGZEBSKI, Linda Trinkaus. The Lesson of Gettier. In Rodrigo Borges; Claudio de Almeida; Peter D. Klein (Eds.). Explaining knowledge: new essays on the gettier problem. United Kingdom: Oxford, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.