A QUESTÃO DA LIBERDADE EM EMMANUEL MOUNIER
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26808Palavras-chave:
Liberdade. Mounier. História.Resumo
O presente artigo tem como objetivo primaz compreender a questão da liberdade na filosofia de Emmanuel Mounier. A questão da liberdade, ao longo da história do pensamento humano, tem recebido diversos desdobramentos, e o tratamento dessa questão a partir do pensamento filosófico de Mounier revela uma grande dificuldade devido a compreensões enviesadas no que diz respeito a esse conceito fundamental da vida humana. Tem-se assim um paradoxo, uma vez que, por um lado, afirma-se a dificuldade de trabalhar essa questão e, por outro, percebe-se no mundo atual uma tendência generalizada de afirmação dela. Trata-se, em última análise, de compreensões distorcidas que, portanto, precisam ser desmistificadas para que desabroche uma autêntica concepção de liberdade humana.
Downloads
Referências
MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Trad. João Benard da Costa. Lisboa: Morais, 1960.
MOUNIER, Emmanuel. Introdução aos existencialismos. Trad. João Benard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1963.
LORENZON, Alino. Atualidade do pensamento filosófico de Emmanuel Mounier. Ijuí: Unijuí, 1996.
RUEDELL, Aloísio. Lições políticas para a América Latina: um estudo do pensamento político de E. Mounier. Canoas: La Salle, 1985.
SEVERINO, A. J. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.