A QUESTÃO DA LIBERDADE EM EMMANUEL MOUNIER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26808

Palavras-chave:

Liberdade. Mounier. História.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo primaz compreender a questão da liberdade na filosofia de Emmanuel Mounier. A questão da liberdade, ao longo da história do pensamento humano, tem recebido diversos desdobramentos, e o tratamento dessa questão a partir do pensamento filosófico de Mounier revela uma grande dificuldade devido a compreensões enviesadas no que diz respeito a esse conceito fundamental da vida humana. Tem-se assim um paradoxo, uma vez que, por um lado, afirma-se a dificuldade de trabalhar essa questão e, por outro, percebe-se no mundo atual uma tendência generalizada de afirmação dela. Trata-se, em última análise, de compreensões distorcidas que, portanto, precisam ser desmistificadas para que desabroche uma autêntica concepção de liberdade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Francisco Ribeiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduando em Direito e Teologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo. Pesquisa e atua nas áreas de Filosofia com ênfase em História da Filosofia, Racionalismo, Hermenêutica, Existencialismo, Fenomenologia, Epistemologia, Metafísica e Antropologia Filosófica, atuando precipuamente no pensamento dos seguintes autores: Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer; bem como nas áreas do Direito com ênfase em Hermenêutica Jurídica, Direito Constitucional, e Teoria do Direito. É bolsista de Iniciação Científica do projeto "Relações entre Direito, Cultura e Religião", na modalidade PIIC/URI, desenvolvendo a seguinte pesquisa: "Teologias Progressistas: uma alternativa para a concretização dos direitos humanos na perspectiva intercultural".

Referências

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Trad. João Benard da Costa. Lisboa: Morais, 1960.

MOUNIER, Emmanuel. Introdução aos existencialismos. Trad. João Benard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1963.

LORENZON, Alino. Atualidade do pensamento filosófico de Emmanuel Mounier. Ijuí: Unijuí, 1996.

RUEDELL, Aloísio. Lições políticas para a América Latina: um estudo do pensamento político de E. Mounier. Canoas: La Salle, 1985.

SEVERINO, A. J. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez, 1983.

Downloads

Publicado

10-02-2020

Como Citar

Cocaro Ribeiro, J. F. . (2020). A QUESTÃO DA LIBERDADE EM EMMANUEL MOUNIER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 75–101. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26808

Edição

Seção

Artigos