QUANDO O CONCEITO E O OBJETO CONCORDAM ENTRE SI?

sobre uma noção de verdade por correspondência em Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26573

Palavras-chave:

Kant. Teoria da verdade por correspondência. Crítica da Razão Pura. Dedução transcendental. Esquematismo.

Resumo

O presente artigo faz uma leitura de trechos da Crítica da razão pura de modo a indicar que, se Kant assume uma noção de verdade por correspondência, ela deve ser condicionada a uma noção kantiana de representação. Isso quer dizer que, na medida em que Kant assume um tipo de idealismo, isto é, na medida em que investiga as condições transcendentais de nossas faculdades de conhecimento, é preciso entender que a correspondência entre objeto e conceito, entre coisa e intelecto ou entre representação e representado não pode pressupor um acesso direto às coisas. Se Kant assume, então, a noção de verdade por correspondência, é preciso entender como o filósofo desenvolve uma teoria da representação, reinterpretando essa noção de verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliakim Oliveira, Universidade de São Paulo

Tem experiência na área de Filosofia, desenvolvendo estudos em História da Filosofia Patrística e Medieval, com ênfase em Agostinho de Hipona, e Filosofia Clássica Alemã, com ênfase em Kant. No Programa de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (PIBIC), estuda desde 2016, sob a orientação de Carlos Eduardo de Oliveira, o 'De quantitate animae' e as obras que Agostinho escreveu entre 387 e 389. Foi membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval (Cepame) e do Grupo de Estudos da Latim Medieval (Gelm-USP), no qual contribuiu com a tradução das '83 questões diversas', de Agostinho de Hipona, disponíveis no site do CEPAME; em 2016, deu início ao Grupo de Estudos de Idealismo Alemão (GEIA), que vem realizando, em parceria com o GEPAC e sob a coordenação de Maurício Cardoso Keinert, estudos sobre a 'Crítica da Faculdade de Julgar', de Kant, e sobre 'Ser e Tempo', de Heidegger; o grupo tenciona estudar ainda as filosofias de Schiller, Fichte e Hegel.

Referências

ALMEIDA, G. A. Consciência de si e conhecimento objetivo na “Dedução transcendental” da Crítica da razão pura. Analytica, v. 1, n. 1, p. 187-219, 1993.

CAIMI, M. Quatro chaves para a leitura da dedução transcendental. In: PERES, D. et al(Org.). Tensões e passagens: filosofia crítica e modernidade. São Paulo: Singular/Esfera Pública, 2008.

DAVID, M. The correspondence theory of truth. In: Stanford encyclopedia of philosophy. Stanford: Library of Congress Catalog Data, 2015. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/entries/truth-correspondence/>. Acesso em 20 de setembro de 2019.

ESTÊVÃO, J. C. Afinal, para que serve Filosofia Medieval? Cadernos de filosofia alemã, n. 17, jan-jun, p. 13-30, 2012.

HAACK, S. Filosofia das lógicas. Trad. Cezar Augusto Mortari e Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

LANDIM FILHO, R. F. Evidência e verdade no sistema cartesiano. São Paulo: Loyola, 1992. (Coleção filosofia; 23)

LONGUENESSE, B. Kant et le pouvoir de juger. Paris: PUF, 1993.

KANT, I. Crítica da razão pura. 4 ed. Trad. e notas de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.

KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp Taschenbuch Verlag, 1974.

KANT, I. Lógica. Trad. do texto original estabelecido por Gottlob Benjamin Jäsche de Guido Antônio de Almeida. Rio deJaneiro: Tempo Brasileiro, 2015.

Downloads

Publicado

10-02-2020

Como Citar

Ferreira Oliveira, E. (2020). QUANDO O CONCEITO E O OBJETO CONCORDAM ENTRE SI? sobre uma noção de verdade por correspondência em Kant. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 30–51. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26573

Edição

Seção

Artigos