AS CONTRIBUIÇÕES À FILOSOFIA EM UMA VISÃO PRÉVIA
uma meditação histórica sobre a vigência do ser
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.22493Palavras-chave:
Ser. Ser-aí. Acontecimento apropriador. Técnica. Maquinação.Resumo
A partir da visão prévia (Vorsicht) das Contribuições à filosofia, a proposta do artigo é discutir sobre o acontecimento apropriador (Ereignis) como a essência do pensamento de Heidegger que abre a filosofia do Ocidente ao pensar do outro princípio (acolhedor do ser (Seyn) em seu profundo velamento) distinto do saber do primeiro princípio (o saber metafísico, que durante séculos identificou o ser com o ente em suas representações). Nesse sentido, demonstramos, a partir das considerações de Heidegger, como o pensar do outro princípio se torna uma meditação histórica que permite o advento do questionamento espantoso, mas, ao mesmo tempo, possibilita o perguntar sereno sobre a essência da verdade acerca do acontecimento apropriador. Fica claro que o espanto se dá no ser-aí porque ele compreende que a sua situação finita no mundo acontece pela retração do ser. Contudo, daqui surge a serenidade, porque o ser-aí percebe que o ir embora do fundamento é o que lhe permite existir como possibilidade no mundo.
Downloads
Referências
CARNEIRO LEÃO (PIZZOLANTE, Rômulo, Org.). O último Heidegger (Ereignis por ΠαÏουσία) ”“ Uma aproximação ao pensamento de Heidegger. Séries de um dia. Série das 20 conferências de Emmanuel Carneiro Leão”“2014/2015.
HEIDEGGER, Martin. As questões fundamentais da filosofia: (“problemas” seletos da “lógica”). São Paulo: Martins fontes, 2017.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In:Ensaios e conferências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Contribuições à filosofia (Do acontecimento apropriador).Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.
HEIDEGGER, Martin.O que é isto ”“a filosofia? In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
HEIDEGGER, Martin.Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.
INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
RAMOS, Daniel Rodrigues. O Ereignis em Heidegger. Teresópolis: Daimon, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.