VERDADE E METAFÍSICA

a filosofia de Nietzsche e a crise da religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14656

Palavras-chave:

Verdade. Filosofia da Religião. Cristianismo. Nietzsche. Niilismo.

Resumo

Este trabalho pretende analisar a filosofia de Nietzsche especificamente no que tange ao conceito de “verdade”. Para isso, ele será dividido em três partes: na primeira, analisaremos como Nietzsche definiu o conceito metafísico de verdade e faremos uma exposição sobre como esse conceito aparece na religião cristã; na segunda parte, trataremos especificamente do problema da verdade no contexto em que Nietzsche publicou seus trabalhos de crítica à  religião e à metafísica; na terceira parte, exporemos como Nietzsche imaginava uma filosofia sem verdades metafísicas, ou seja, sem metafísica alguma com pretensão de validade universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Martins Vaz dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Editor adjunto da Revista Intuitio. Editor adjunto da revista Redescrições. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016, com o artigo "A educação como política de combate à corrupção: o exemplo do curso 'Controle Cidadão' do Estado do Ceará" (Opinião Filosófica, 2019). Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM), da XVIII Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS e da XIX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS. Avaliador de feiras científicas da Rede Marista e da Rede Pastor Dohms. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância; Liberalismo Perfeccionista; Democracia; Populismo.

Referências

CRISTY, Rachel. The Will to Truth and the Will to Believe: Friedrich Nietzsche and William James Against Scientism. 2018. Tese (Doutorado) - Philosophy, Department Of Philosophy, Princeton University, Princeton, 2018.

GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é a morte de Deus e o niilismo. Disponível em: < http://ghiraldelli.pro.br/o-que-e-morte-de-deus-e-o-niilismo/>. Acesso em: 22 maio 2016.

GIACÓIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche. São Paulo: Publifolha, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza.

________________________. Além do Bem e do Mal: Prelúdio de uma filosofia do futuro. São Paulo: Hemus, 2001. Tradução de Márcio Pugliesi.

________________________. Assim Falava Zaratustra. São Paulo: Companhia das Letras, 2012a.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: Das Forças Cósmicas aos Valores Humanos. São Paulo: Brasiliense, 1990.

PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret, 2012.

Downloads

Publicado

20-09-2018

Como Citar

Martins Vaz dos Santos, G. (2018). VERDADE E METAFÍSICA: a filosofia de Nietzsche e a crise da religião. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 40–47. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14656

Edição

Seção

Artigos