SOBRE FAZERES E SABERES FRONTEIRIÇOS

as tensões entre corpo e corpus em Frantz Fanon e Gloria Anzaldúa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v6i11.11728

Palavras-chave:

Fanon. Anzaldúa. Corpo-política. Pensamento de fronteira.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as alternativas epistemológicas abertas por Frantz Fanon e por Gloria Anzaldúa, destacando os elementos de suas obras desde os quais se entreveem, no entrecruzamento entre corpus e corpo, saberes e fazeres fronteiriços cuja força desloca compreensões correntes sobre os lugares de enunciação, sobre a filosofia da consciência e da representação. Conforme se argumentará, a indissociabilidade entre corpus e corpo, fundamental a uma epistemologia de fronteira, representa um gesto de recusa à racialização de si operada pelos mecanismos de poder colonial, inaugurando um percurso teórico no qual a marca ontológica de inferiorização é um dos elementos centrais de uma crítica contundente aos saberes/poderes constituídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos de Jesus Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor-Adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília com estágio no Center for Interdisciplinatory Gender Studies do Departamento de Sociologia e Política Social da Universidade de Leeds (Reino Unido). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília e Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Licenciatura em Letras e mestrado em Literatura e Práticas Sociais, ambos pela Universidade de Brasília. Também é licenciado em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands / La frontera: la nueva mestiza. San Francisco: Spinsters/Aunt Lute, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DU BOIS, W. E. B. As almas da gente negra. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1999.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, Frantz. Los condenados de la tierra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Ecónomica, 2015.

GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.

GROSFOGUEL, Ramón. Descolonizar as esquerdas ocidentalizadas: para além das esquerdas eurocêntricas rumo a uma esquerda transmoderna descolonial. Contemporânea, 2 (2), p. 337-362, 2012.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais, hoje. Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/desde/para América Latina, Caribe, África e Ásia, 1 (1), pp. 12-32, 2017.

MIGNOLO, Walter. Local histories/global designs: coloniality, subaltern knowledge and border thinking. Berkeley: Princeton University Press, 2012.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: la retórica de la modernidad, la lógica de la colonialidad y la gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del Signo. 2010.

MIGNOLO, Walter. La idea de America Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Editorial Gedisa, 2007.

QUIJANO, Aníbal. Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidade/descolonialidad del poder. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2014.

Downloads

Publicado

03-08-2017

Como Citar

Oliveira, M. de J. (2017). SOBRE FAZERES E SABERES FRONTEIRIÇOS: as tensões entre corpo e corpus em Frantz Fanon e Gloria Anzaldúa. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 6(11), 107–118. https://doi.org/10.26512/pl.v6i11.11728

Edição

Seção

Artigos