O FIM DA ARTE NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11716

Palavras-chave:

Fim da arte. Estatuto da arte. Pós-modernidade.

Resumo

O presente trabalho pretende esclarecer o conceito do fim da arte e investigar o estatuto da arte na pós modernidade a partir da abordagem das obras dos autores Theodor Adorno, Arthur Danto e Fredric Jameson. Inicialmente é feita uma introdução ao conceito de fim da arte na modernidade clássica a partir de Hegel, primeiro a enunciar o fim da arte. Em seguida, a análise passa para a modernidade crítica com Adorno e sua indústria cultural, que tem um papel fundamental na desartificação da arte. Finalmente, Danto anuncia sua versão do fim da arte na pós-modernidade, caracterizada pelo fim da narrativa da história da arte. Jameson será evocado para a definição de pós-modernidade e pós modernismo, influenciados pela nova lógica cultural do capitalismo tardio. Isso permite uma análise do contexto para se discutir o estatuto da arte. A partir desses autores, será possível compreender esse conceito polêmico e observar a situação atual da arte na pós-modernidade.

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Biografia do Autor

Cecília Samel Cortês Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Artes, Cultura e Linguagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

05-03-2017

Como Citar

Samel Cortês Fernandes, C. . (2017). O FIM DA ARTE NA PÓS-MODERNIDADE . PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 5(9-10), 115–126. https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11716

Edição

Seção

Artigos