O JUSTIÇAMENTO COLETIVO E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11715Palavras-chave:
Estado de Direitos. Legitimação de extermínio. Ética do Pensar.Resumo
Com a iminência da derrocada do Estado Democrático de Direito, a sociedade debilita-se e os órgãos do Estado mostram-se de todo incompetentes no exercício de suas funções mais elementares; Educação, Trabalho e Segurança. Compreendendo este contexto, o artigo propõe relacionar as ondas de Justiçamento Coletivo que vem acontecendo na sociedade brasileira, como reflexo do divórcio entre estado e sociedade. Expressando uma crise de desagregação social, onde a sociedade civil apresenta alternativas desordenadas de reestabelecimento da ordem, rompidas por modalidades socialmente corrosivas de conduta social. Usando como aporte teórico a categoria da Banalidade do Mal, de Hannah Arendt, analisam-se os padrões de Legitimação de Extermínio provenientes do social em vigor, que possibilitam a sociedade civil protagonizar as maiores atrocidades. A metodologia para a constituição do artigo será dividia em dois momentos; Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A Vida do Espírito. Querer. Porto Alegre: Instituto Piaget, 1978.
AREDNT, Hannah. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
DENAMY, Sylvie. O Cuidado com o Mundo: Diálogo entre Hannah Arednt e alguns de seus contemporâneos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
MARTINS, José de Souza. Uma Sociologia da Vida Cotidiana. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTINS, José de Souza. Linchamentos: A Justiça Popular no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
SINHORETTO, Jacqueline. A Justiça Perto do Povo: Reforma e Gestão de Conflitos. São Paulo: Alameda, 2011.
SINHORETTO, Jacqueline. Os Justiçadores e sua Justiça: Linchamentos, Costume e Conflitos. São Paulo: IBCCRIM, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.