A PERSPECTIVA DO “NÓS” HEGELIANO NA CRÍTICA DE MARX À ECONOMIA POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11711

Palavras-chave:

Hegel. Marx. Fenomenologia do Espírito. Economia Política.

Resumo

O fio condutor deste trabalho serão os pontos comuns contidos dentro da Fenomenologia do Espírito, de Hegel, e da juventude à maturidade das obras de Marx. Basicamente, procuraremos abordar a influência da perspectiva do “Nós” hegeliano contido na Fenomenologia do Espírito no projeto de crítica aos pressupostos da economia política empreendida por Marx, e como o aspecto da mediação sócio histórica proposta por Hegel determina os marcos do projeto filosófico marxiano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Lima, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Murilo Pereira dos Santos Neto, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. Trad. Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995.

_______. Linhas fundamentais da filosofia do direito. Tradução de Marcos Lutz Müller. 2006. No prelo.

_______. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MARX, Karl. Para a crítica da Economia Política. In: GIANNOTTI, José Arthur. Manuscritos econômicos-filosóficos e outros textos escolhidos. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

_______. Manuscritos econômicos”“filosóficos. Tradução e apresentação de Jesus Ranieri ”“ 4ª ed. ”“ São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx ”“ Engels).

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: Rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo César Castanheira, Sergio Lessa. Boitempo editorial, 2002.

RICARDO, David. Princípios de economia política e tributação. Tradução de Paulo Henrique Ribeiro Sandroni ”“ São Paulo: Abril Cultural, 1982.

Downloads

Publicado

05-03-2017

Como Citar

de Lima, T., & Pereira dos Santos Neto, M. (2017). A PERSPECTIVA DO “NÓS” HEGELIANO NA CRÍTICA DE MARX À ECONOMIA POLÍTICA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 5(9-10), 72–78. https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11711

Edição

Seção

Artigos