DERRUBANDO O MURO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

uma palavra da prática do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11705

Palavras-chave:

Estudantes. Pesquisa. Ensino de Filosofia. Estagiários. Projetos.

Resumo

A transversalidade da filosofia ajuda no desenvolvimento de uma proposta de trabalho mais inclusiva e interdisciplinar. Portanto, o ensino da filosofia hoje participa da vida acadêmica da educação básica brasileira e sua atuação ajuda na formação de futuros cidadãos críticos, participativos, questionadores e aflitos de conhecimento. Buscar um diálogo entre as teorias filosóficas e os estudantes do Ensino Médio não se apresenta, portanto, em um primeiro momento como uma tarefa fácil, mas sim, desafiadora. Entretanto, uma ferramenta de auxílio para esse desafio do ensino da filosofia é a presença do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ”“ PIBID, o qual garante a participação do ensino superior dentro das escolas da educação básica.

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Biografia do Autor

Paula Cristina Moreira Calazães, Universidade de Brasília

Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Patrick Victor Saldanha de Souza, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Vinícius Silva de Souza, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Filosofia e Educação. Atualmente trabalha como Professor Efetivo da Secretária de Educação do Distrito Federal na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - EAPE.

Vitória Nara de Freitas Paulo, Universidade de Brasília

Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

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Publicado

05-03-2017

Como Citar

Moreira Calazães, P. C., Saldanha de Souza, P. V., Silva de Souza, V. ., & de Freitas Paulo, V. N. (2017). DERRUBANDO O MURO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA: uma palavra da prática do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 5(9-10), 12–18. https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11705

Edição

Seção

Dossiê