DERRUBANDO O MURO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA
uma palavra da prática do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v5i9-10.11705Palavras-chave:
Estudantes. Pesquisa. Ensino de Filosofia. Estagiários. Projetos.Resumo
A transversalidade da filosofia ajuda no desenvolvimento de uma proposta de trabalho mais inclusiva e interdisciplinar. Portanto, o ensino da filosofia hoje participa da vida acadêmica da educação básica brasileira e sua atuação ajuda na formação de futuros cidadãos críticos, participativos, questionadores e aflitos de conhecimento. Buscar um diálogo entre as teorias filosóficas e os estudantes do Ensino Médio não se apresenta, portanto, em um primeiro momento como uma tarefa fácil, mas sim, desafiadora. Entretanto, uma ferramenta de auxílio para esse desafio do ensino da filosofia é a presença do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ”“ PIBID, o qual garante a participação do ensino superior dentro das escolas da educação básica.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo, revisão técnica: Adriano Correia; Rio de Janeiro: Forense-Universidade, 2010.
ARENDT, Hanna. A crise na educação. New York:Partisan Review, 1957.
CHAUÃ, Marilena. Iniciação à docência: ensino médio. Volume único. São Paulo: Ática, 2010.
CONTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. Segunda Edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
CORTELLA, Mario Sergio. Filosofia e Ensino Médio: certos porquês, alguns senões, uma proposta. Petrópolis: Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 16ª ed. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
GALLO, Sílvio. Coleção explorando o ensino - filosofia; capítulo 8 - Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de educação básica, 2010.
LEOPOLDO E SILVA, Franklin. “Porque filosofia no segundo grau”. Revista de estudos Avançados, São Paulo, v. 6, nº 14, jan-abr, 1992.
REALE, Giovanni. História da filosofia: do humanismo a Descartes, v.3 / Giovanni Reale, Dario Antiseri; tradução Ivo Storniolo; São Paulo: Paulus, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.