O ROBINSON CRUSOÉ E O ZÓON POLITIKÓN

individualismo metodológico e comunitarismo aristotélico na “introdução” dos Grundrisse de Karl Marx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11667

Palavras-chave:

Marx. Grundrisse. Crítica. Método. Aristóteles.

Resumo

Este artigo discute a crítica de Marx ao individualismo metodológico com base em uma interpretação exegética dos dois primeiros parágrafos da “Introdução” de 1857. A questão discutida é: qual o ponto de partida adequado para uma ciência social crítica: pensar os indivíduos ou conceituar o todo? Buscamos reconstruir a argumentação de Marx, no sentido de explicitar as referências teóricas e histórico-filosóficas, para recusar a metodologia individualista adotada pelos economistas, própria da filosofia inglesa e buscar ”“ assim como Hegel ”“ colher premissas no comunitarismo grego, mais precisamente, em sua versão aristotélica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Sousa Siqueira, Instituto Federal de Brasília

É bacharel e licenciado em Filosofia (2012) pela Universidade de Brasília e desenvolveu na mesma instituição pesquisa de mestrado no Programa de Pós Graduação em Filosofia na linha de Ética e Filosofia Política. É docente efetivo de Filosofia do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Brasília - IFB e ministra disciplinas no Instituto São Boaventura - ISB. Possui experiência em filosofia atuando como docente em nível superior, médio e técnico, com ênfase no ensino de História da Filosofia e Filosofia Política. Atualmente possui interesse nos pressupostos filosóficos da crítica dialética à modernidade com ênfase no trajeto que vai de Hegel a Marx.

Referências

ARISTÓTELES, Política. Trad. De Nestor Silveira Chaves. 2ª ed. Bauru ”“ SP, Edipro, 2009.

_______. Ética a Nicômaco, tradução e notas de Edson Bini. 3ª ed. São Paulo, Edipro, 2013.

DEFOE, Daniel. As Aventuras de Robinson Crusoé. Trad. De Albino Poli Jr. Porto Alegre, L&PM, 2008.

DUSSEL, Enrique. A Produção Teórica de Marx: um comentário aos Grundrisse. Trad. De José Paulo Neto. São Paulo, Expressão Popular, 2012.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Trad. de Paulo Menezes, 5ª ed. Petrópoles, Vozes, 2008. _______. Ciência da Lógica [excertos]. Trad. De Marco Aurélio Werle. São Paulo, editora Barcarolla, 2011.

_______. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Trad. De Marcus Lutz Müller. Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução nº 6. São Paulo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp. 2003.

_______. Linhas fundamentais da filosofia do direito, ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Trad. de Paulo Menezes et. al. São Leopoldo, Unisinos, 2010.

HOBBES, Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Coleção “Os Pensadores”. Trad. De José Paulo Monteiro e Maria Beatriz N. Da Silva. São Paulo, Abril Cultura, 1983.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Coleção “Os Pensadores”. Trad. De Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 3ª ed. São Paulo, Abril Cultural, 1983.

MARX, Karl. & ENGELS, Friedrick. Werke. In 40 Bände, Berlin, Dietz Verlag, 1956 - 1963.

_______. A Ideologia Alemã. Trad. de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo, Boitempo Editorial, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. de Jesus Raniei. São Paulo, Boitempo Editorial, 2004.

_______. Grundrisse. Trad. De Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo, Boitempo Editorial, 2011.

_______. Para a Critica da Economia Politica. Coleção “Os Pensadores”, trad. De Jose Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. São Paulo, Abril Cultural, 1985.

ROUSSEAU, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desligualdade entre os Homens. Trad. De Lourdes Santos Machado; 3ª Ed. In Coleção Os Pensadores. São Paulo, Abril Culural, 1983.(1)

_______. Do Contrato Social Trad. De Lourdes Santos Machado; 3ª Ed. In Coleção Os Pensadores. São Paulo, Abril Culural, 1983.(2)

SALINAS FORTES, Luiz Roberto. Rousseau: O bom selvagem. São Pulo, LTD, 1989.

SMITH, Adam. Investigação Sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações. Coleção “Os Pensadores”, Trad. De Conceição Cary e Eduardo Nogueira. São Paulo, Abril Cultural, 1984.

WOLFF, Francis, Aristóteles e a Política. Trad. De Thereza Christina F. Stummer e Lygia A. Watanabe. São Paulo, Discurso Editorial, 1999.

Downloads

Publicado

06-12-2015

Como Citar

Sousa Siqueira, R. . (2015). O ROBINSON CRUSOÉ E O ZÓON POLITIKÓN: individualismo metodológico e comunitarismo aristotélico na “introdução” dos Grundrisse de Karl Marx. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 90–110. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11667

Edição

Seção

Artigos