DIGRESSÕES SOBRE UM EXPERIENCIAR PEDAGÓGICO:

aprendizar filosofia a partir da ignorância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11665

Palavras-chave:

Bergson. Deleuze. Experiência. Aprendizar. Ignorância.

Resumo

O artigo expressa provocações concernentes aos processos de formatação em educação (fluxos heteronômicos da Pedagogia), ou dito de outra forma, os modismos pedagógicos, movimento que se encontra diametralmente oposto ao exercício do experienciar pedagógico. Objetiva-se expressar a dinâmica do aprendizar no campo da filosofia como produto deste movimento pedagógico experiencial. As preocupações com o ensino de filosofia não partem mais das problematizações filosófico-pedagógicas via ensino, mas de propostas concretas expressas via dinâmica do aprendizar filosofia tomando a ignorância como impulso para/da experiência.

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Biografia do Autor

Glaucia Figueiredo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Fez mestrado na área de Filosofia da Educação no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP e teve passagem direta ao doutorado nesta mesma área. Fez parte de seu doutorado na Universidad Nacional de Córdoba na Argentina (UNC) e na Université de Rouen (FRANÇA) no laboratório CIVIIC (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les valeurs, les idées, les identités et les competences em education et formation). É doutora em Filosofia da Educação pela UNICAMP. Realizou seu pós doutorado no IFCH (Unicamp). É pesquisadora convidada no departamento de História e Filosofia da Educação da Universidad de la República (UdelaR-Uruguai). É Membro da Associação Latinoamericana de Filosofia da educação - ALFE e da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Tem experiência na área da Educação com ênfase na Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Fundamentos Filosóficos da Educação, Formação de Pedagogos e Professores, Epistemologia da Pedagogia e Didática.

Lucía Falero, Universidad de la República Uruguay

Possui graduação em Licenciatura en Ciencias de la Educación pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación(2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofía da Educação

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Publicado

06-12-2015

Como Citar

Figueiredo, G., & Falero, L. (2015). DIGRESSÕES SOBRE UM EXPERIENCIAR PEDAGÓGICO:: aprendizar filosofia a partir da ignorância. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(7), 60–74. https://doi.org/10.26512/pl.v4i7.11665

Edição

Seção

Dossiê