ACERCA DO TRATADO SOBRE O NÃO-SER DE GÓRGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11655

Palavras-chave:

Górgias. Sofística. Ontologia. Discurso. Filosofia Clássica.

Resumo

Pretende-se aqui uma breve interpretação do Tratado sobre o não-ser, de Górgias, tentando expor qual a posição do autor a respeito da relação que existiria entre realidade/verdade, pensamento e discurso. Vemos nesse tratado uma forte crítica da identidade entre ser, pensar e dizer que é operada pela ontologia de Parmênides. Crítica essa elaborada a partir das consequências mais extremas do próprio Poema do eleata. Pensamos, portanto, que é a partir dos enunciados do texto parmenidiano que Górgias pode efetuar a separação entre ser, pensar e dizer, não havendo para o sofista qualquer relação de continuidade entre os três. Dessa forma, o discurso perde a sua tradicional função de transmissor de conhecimento/pensamento de um indivíduo a outro, de comunicador da verdade, pois não haveria uma “verdade primeira” que pudesse nos ser revelada através do discurso. Sendo assim, Górgias remete-nos à autonomia do discurso, o que nos abre espaço para pensarmos qual função poderia ele então exercer. Pode-se então atribuir aos discursos o papel de estabelecedores da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Cavalcante, Universidade de Brasília

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em filosofia com linha de pesquisa em filosofia antiga, na Universidade de Brasília.

Referências

I - Textos e traduções de Górgias

DIELS, Hermann. Die fragmente der vorsokratiker: grieschish und deutsch. 6. Berlin: Weidemann, 1952, 3v.

GÓRGIAS. O Tratado do Não-Ser, M.X.G./Sexto. Elogio de Helena. In: CASSIN, Barbara. O efeito sofístico. Ana Lúcia de Oliveira e Maria Cristina Franco Ferraz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

GÓRGIAS. Testemunhos e Fragmentos. Trad. port. Manuel Barbosa e Inês de Ornellas e Castro. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

GÓRGIAS, Tratado do Não-Ente. Elogio de Helena. Tradução, Introdução e comentários de COELHO, M. C. M. N.. Cadernos de Tradução, nº 4. São Paulo: USP, 1999.

GÓRGIAS. Tratado sobre o não-ser ou sobre a natura. Defesa de Palamedes. In: MARTINEZ, Josiane. A Defesa de Palamedes e sua articulação com o Tratado sobre o não-ser de Górgias. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

SOFISTAS. Testemunhos e Fragmentos. Trad. port. Ana Maria Alexandre Alves de Sousa e Maria José Vaz Pinto. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.

II - Textos antigos

PARMÊNIDES. Sobre a Natureza. Trad. bras. José Cavalcante de Souza. In: Os Pré-socráticos: Fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

PARMÊNIDES. Da natureza. Tradução, introdução e comentário de SANTOS, José Trindade. São Paulo: Loyola, 2002.

PLATÃO. Sofista. Trad. port. Henrique Murachco, Juvino Maia Jr. e José Trindade Santos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

III - Textos Modernos

CASSIN, Barbara. O efeito sofístico. Ana Lúcia de Oliveira e Maria Cristina Franco Ferraz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

CASSIN, Barbara. Ensaios sofísticos. Trad. bras. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo, Siciliano, 1990.

CASSIN, Barbara. “Barbarizar” e “cidadanizar” ou Não se escapa de Antifonte. In: Gregos, Bárbaros, Estrangeiros – A cidade e seus outros. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.

CASSIN, Barbara. Consenso e criação de valores – O que é um elogio? In: Gregos, Bárbaros, Estrangeiros – A cidade e seus outros. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.

COELHO, M. C. M. N.. Retórica, filosofia e lógica: verdade como construção discursiva. In: Assunção, T.R., Flores, O., Martinho, M.. (Org.). Ensaios de Retórica. Belo Horizonte: Tessitura, 2010, v., p.p. 27-55.

COELHO, M. C. M. N. As afecções do corpo e da alma: a analogia gorgiana entre pharmakon e logos. In: PEIXOTO, M.C.D. (Org.). A saúde dos antigos: reflexões gregas e romanas. São Paulo: Loyola, 2009, v. 1, p. 67-86.

KAHN, C. H. The greek verb ‘to be’ and the concept of being, Foundations of Language, vol. 2, pp.245-265, 1966. KERFERD, G. B. O movimento sofista. Trad. bras. Margarida Oliva. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

MARTINEZ, Josiane. A Defesa de Palamedes e sua articulação com o Tratado sobre o não-ser de Górgias. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

MARQUES, Marcelo Pimenta. Platão, pensador da diferença. Uma leitura do Sofista. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

UNTERSTEINER, Mario. A obra dos sofistas: uma interpretação filosófica. Trad. port. Renato Ambrósio. São Paulo: Paulus, 2012.

Downloads

Publicado

14-04-2015

Como Citar

Cavalcante Brígido, A. G. (2015). ACERCA DO TRATADO SOBRE O NÃO-SER DE GÓRGIAS. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(6), 135–149. https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11655

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)