INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ENQUANTO BUSCA PELA ESSÊNCIA DO HOMEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11648

Palavras-chave:

Saltar. Interessar-se. Filosofar. Essência do homem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo provocar uma reflexão a respeito do modo mais apropriado de nos introduzirmos ou sermos introduzidos na filosofia. O direcionamento adotado provém do modo de pensar – sempre original e, por isso mesmo, provocativo – do filósofo e pensador Martin Heidegger. Nesse sentido, serão desenvolvidos os seguintes tópicos: filosofar como saltar, filosofar como interessar-se, filosofar como filosofar, objetivando alcançar uma compreensão do filosofar enquanto busca pela essência do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Kirchner, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do corpo docente permanente da Faculdade de Filosofia, da Faculdade de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Membro do conselho da Faculdade de Filosofia e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Biblioteconomia. Doutor e mestre formado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF), São Paulo. Atualmente, coordena projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Mestrado em Ciências da Religião e ao Programa de Iniciação Científica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Leciona diversas disciplinas na pós-graduação (Ciências da Religião) e graduação (Filosofia e Biblioteconomia) e orienta alunos de mestrado em nível de pós-graduação em Ciências da Religião.

Referências

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Aprendendo a pensar. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Bragança Paulista: Edusf; Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Was heißt denken? Tübingen: Max Niemeyer, 1954.

HEIDEGGER, Martin. Kant und das Problem der Metaphysik. 4. ed. ampliada. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1973.

Downloads

Publicado

14-04-2015

Como Citar

Kirchner, R. (2015). INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ENQUANTO BUSCA PELA ESSÊNCIA DO HOMEM. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(6), 17–30. https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11648

Edição

Seção

Dossiê