HEIDEGGER, A FENOMENOLOGIA E O PODER

Autores

  • Emanuel Carneiro Leão Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11647

Palavras-chave:

Heidegger. Fenomenologia. Pensamento.

Resumo

Para Heidegger, a fenomenologia não é um ponto de partida. Não se trata de assepsia para poder pensar. A Fenomenologia é antes de tudo um caminho, uma via de acesso de Ser para ser. Não é nem ponto de partida nem ponto de chegada para um relacionamento, mas sobretudo e em tudo a própria coisa, o exercício radical do pensamento. Sem fenomenologia não se dá nem pensamento nem realização do que é e está sendo, do que não é nem está sendo, do que está apenas vindo a ser. Tal é o sentido da expressão de E. Husserl, “die Sache selbst”, a própria coisa do pensamento. Coisa e causa não são apenas a mesma palavra, como sobretudo têm o mesmo sentido. Sentido é processo e dinâmica de realização de todo fenômeno. Por isso é que os gregos tomavam, como sinônimos, ta onta e ta fainomena. Ser é manifestar-se e encobrir-se na realização e não realização de todo sendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Carneiro Leão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em - pontificio atheneo antoniano (1959), mestrado em - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1962) e doutorado em De Universa Philosiphia - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1963). Professor titular emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor titular da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, etica, verdade, historia e pensamento.

Referências

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Aprendendo a pensar. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. (2004). A história na filosofia grega. Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval, 13-34.

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. (2010). Aprendendo a Pensar II. Teresópolis-RJ: Daimon.

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. (2010). Filosofia Grega: uma introdução. Teresópolis-RJ: Daimon.

Downloads

Publicado

14-04-2015

Como Citar

Carneiro Leão, E. (2015). HEIDEGGER, A FENOMENOLOGIA E O PODER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(6), 11–16. https://doi.org/10.26512/pl.v3i6.11647

Edição

Seção

Dossiê