POR QUE DEVERÍAMOS GIRAR O EIXO DA INVESTIGAÇÃO?

método filosófico em §§ 89-133 das Investigações Filosóficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11641

Palavras-chave:

Wittgenstein. Investigações Filosóficas. Método Descritivo. Normatividade. Deliberação.

Resumo

Os parágrafos §§108-133 das Investigações Filosóficas de Wittgenstein parecem conter lembretes sobre o que se deve e não se deve fazer quando se faz filosofia: não se deve apresentar teorias (§109) nem tocar no uso efetivo da linguagem (§124); deve-se, por outro lado, reconduzir as palavras de um emprego metafísico para um emprego cotidiano (§116), simplesmente apresentar as coisas, sem explicá-las (§126). Mas se o modo correto de fazer filosofia é apenas descrever o que está ao alcance da vista, o que justifica estas considerações normativas? Se o que ele tem a oferecer são descrições, como ele pode apresentar considerações sobre a filosofia às quais a própria tradição filosófica parece não se conformar? Argumentaremos que estas passagens contém recomendações metodológicas. Elas, porém, não são resultado direto da aplicação do método, i.e., não são algo que descobrimos a respeito da filosofia usando o método ele mesmo. As considerações metodológicas são justificadas porque são resultado de um processo de deliberação fidedigno. O que torna o processo deliberativo fidedigno é o fato de que a aplicação do método nos fornece uma descrição acurada do fim que a prática filosófica tradicionalmente tem em vista, de maneira a nos equipar para deliberar corretamente.

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Biografia do Autor

Rafael Graebin Vogelmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

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Publicado

12-09-2014

Como Citar

Vogelmann, R. G. (2014). POR QUE DEVERÍAMOS GIRAR O EIXO DA INVESTIGAÇÃO? método filosófico em §§ 89-133 das Investigações Filosóficas. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(5), 235–254. https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11641

Edição

Seção

Artigos