O PROBLEMA DE INTERPRETAÇÃO DA KÁTHARSIS NA POÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11639

Palavras-chave:

Kátharsis. Aristóteles. Poética. Tragédia.

Resumo

Ao tentarmos compreender a definição aristotélica de tragédia no capítulo 6 da Poética, nos deparamos com o problema de interpretação da katharsis. Segundo tal definição, ao suscitar o temor e a piedade em seu público, a tragédia "proporcionaria uma katharsis" em relação a essas emoções. A partir de uma utilização do termo que surge na Política 7, VIII, Jonathan Lear aponta três importantes possibilidades de interpretação que devem ser consideradas: a katharsis enquanto uma purgação advinda do êxtase religioso e da cura medicinal, a katharsis como purificação a partir da transformação do sofrimento em prazer durante a performance trágica e a katharsis enquanto educação das emoções. Pretendo apresentar uma qualificação da noção de katharsis como “educação das emoções” que mostre que, além de proporcionar uma educação moral, a katharsis também instancia a educação estética do homem através do “prazer específico da tragédia”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Farias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ARISTOTLE. The complete works of Aristotle (v. II). Princeton: Princeton University Press, 1984.

BERGERET, Lucy. L’expressivité morale du texte littéraire, [online]. 2013. Disponível em: http://www.implications-philosophiques.org/actualite/une/lexpressivite-morale-du-texte-litteraire-22/, acesso em 10/08/2013.

ELSE, Gerald. Introduction, translation and notes. In: ARISTOTLE. Poetics. Michigan: University of Michigan, 1970.

HALLIWELL, Stephen. Aristotle’s Poetics. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.

LEAR, Jonathan. “Katharsis”. In: RORTY, A. (ed.). Essays on Aristotle’s Poetics. Princeton: Princeton University Press, 1992.

NUSSBAUM, Martha. A Fragilidade da Bondade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

NUSSBAUM, Martha. Love's Knowledge: Essays on Philosophy and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1992.

ZINGANO, Marco. “Katharsis poética em Aristóteles”. Síntese -Revista de Filosofia, Vol. 24, n. 76, 1997.

ZINGANO, Marco. Soberbia de la razón y uso práctico: notas sobre el destino del mito en el pensamiento clásico ateniense. In: Areté: Revista de Filosofia, Vol. 21, n. 2, 2009.

Downloads

Publicado

12-09-2014

Como Citar

Farias de Oliveira, M. . (2014). O PROBLEMA DE INTERPRETAÇÃO DA KÁTHARSIS NA POÉTICA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 3(5), 196–213. https://doi.org/10.26512/pl.v3i5.11639

Edição

Seção

Artigos