A FACTICIDADE DO PARA-SI, O OUTRO E AS TRÊS DIMENSÕES ONTOLÓGICAS DO CORPO EM O SER E O NADA, DE SARTRE
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11574Palavras-chave:
Jean-Paul Sartre. Outro. Corpo.Resumo
Se na parte inicial de O ser e o nada, na tentativa de desenvolver sua ontologia fenomenológica, o problema da síntese irrealizável entre em-si e para-si parece ocupar e dar conta das questões que habitam os objetivos da filosofia sartriana, ao final da segunda parte, especificamente no terceiro capítulo, intitulado “A transcendência”, Sartre, ao abordar os modos de relação e a possibilidade de conhecimento na relação para-si/em-si, revela um outro modo de existência tão fundamental quanto o ser-Para-si: o ser-Para-outro. A realidade humana, o para-si, dá-se como ser-Para-si-Para-outro, em uma relação que é efetuada e esclarecida pela experiência do olhar, na verdade a dupla relação olhar-ser olhado é o elemento principal de decifração desta nova perspectiva existencial. Nesse sentido, o tema do corpo na ontologia fenomenológica sartriana é vital para a compreensão tanto da relação com o outro como da “facticidade” do para-si, sendo a facticidade conceito imprescindível para se entender o significado da liberdade na obra do filósofo francês. Assim, vamos tentar guiar-nos pela descrição que Sartre faz do corpo no livro O ser e o nada, apresentando aquilo que o autor classificou como “as três dimensões ontológicas do corpo”.
Downloads
Referências
COX, Gary. Compreender Sartre. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DONIZETTI DA SILVA, Luciano. A filosofia de Sartre: entre a liberdade e a história. São Carlos: Claraluz, 2010.
JOLIVET, Régis. Sartre ou a teologia do absurdo. São Paulo: Herder, 1968.
LEOPOLDO & SILVA, Franklin. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo: Ed. Unesp, 2004.
MORAVIA, Sergio. Sartre. Lisboa: Edições 70, 1985.
SARTRE, Jean-Paul. Situações I: crítica literária. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? São Paulo: Ática, 2004.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.