NOÇÃO DE PROGRESSO NA CIÊNCIA EM KARL POPPER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11564

Palavras-chave:

Popper. Verificabilidade. Falseabilidade. Progresso. Precedentes.

Resumo

O presente texto visa discutir a noção de progresso na ciência em Karl Popper. Após uma breve exposição geral da orientação teórica dos positivistas lógicos, busca-se mostrar de que maneira Karl Popper participa desse debate, ao criticar uma das noções fundamentais da filosofia de Rudolf Carnap e do próprio Círculo de Viena, o princípio da verificabilidade como o critério de demarcação da ciência. Essa discussão converge para o debate acerca do tema central do artigo, a noção de progresso em Popper e, após a exposição sobre esse assunto, procura-se demonstrar que as ideias de Popper relativas ao progresso continuam bastante atuais e encontram respaldo nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para fundamentar entendimentos acerca de questões pontuais, como, no exemplo apresentado, para o problema dos precedentes no Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaldo Pereira de Rezende, Universidade de Brasília

Graduando em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BASTOS, Cleverson Leite; CANDIOTTO, Kleber B. B. Filosofia da ciência. Petrópolis: Vozes, 2008.

BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. Tradução de Gita K. Guinsburg. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Coleção Big Bang).

GOMES, Nelson. Os Progressos da Filosofia no Século XX, in Samuel Simon (org.) Um Século de Conhecimento: Arte, Filosofia, Ciência e Tecnologia no século XX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p.795-871.

POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1975.

POPPER, Karl Raimund. Lógica das Ciências Sociais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004 (Biblioteca Tempo Universitário nº 50).

WYZYKOWSKI, Adriana. O overruling como aplicação concreta do método popperiano ao desenvolvimento de um sistema de precedentes. Revista do Curso de Direito da UNIFACS, nº 149, 2012.

Downloads

Publicado

20-03-2014

Como Citar

Pereira de Rezende, E. (2014). NOÇÃO DE PROGRESSO NA CIÊNCIA EM KARL POPPER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(4), 09–20. https://doi.org/10.26512/pl.v2i4.11564

Edição

Seção

Dossiê