SOBRE A ESSÊNCIA DA TÉCNICA EM HEIDEGGER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11557

Palavras-chave:

Técnica. Heidegger. Essência.

Resumo

Este artigo discute a técnica do modo como foi pensada por Martin Heidegger, filósofo que contribuiu para o desvelamento do sentido filosófico do termo “técnica” ao investigá-lo no âmbito do pensamento ou da linguagem buscando demonstrar a sua essência por meio de um caminho rigoroso de pensamento. Repensou-a ao considerar as implicações provindas da relação entre a técnica e as ciências modernas, o que o fez se contrapor ao sentido corrente desta relação e o possibilitou a pensar no amanhã, no futuro da técnica. Neste artigo focamos o texto escrito por Heidegger em 1953, A questão da técnica, apresentando-o por meio de reflexões e indagações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Orquiza de Carvalho, Universidade de Campinas

Formado em Psicologia pela UEM e especialista em filosofia pela mesma universidade. Mestrando em Filosofia na Unicamp – IFCH/Unicamp (Rua Cora Coralina s/n.º, Cidade Universitária "Prof. Zeferino Vaz" Barão Geraldo, 13081-970 Campinas). Bolsita FAPESP.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In Ensaios e Conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão e outros. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. The question concerning technology, and other essays. Trad. William Lovitt. Nova York: Garland Publishing, INC, 1977.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Carvalho, V. O. de. (2013). SOBRE A ESSÊNCIA DA TÉCNICA EM HEIDEGGER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(3), 204–219. https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11557

Edição

Seção

Artigos