AS FRONTEIRAS ENTRE NAÇÃO E AMIZADE

nas cartas a um amigo alemão de Albert Camus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11555

Palavras-chave:

Camus. Nação. Justiça. Amizade. Amor.

Resumo

Uma reflexão a respeito sobre a interação entre os conceitos de nação, justiça e amizade dentro da obra de Albert Camus, sobretudo através do livro Cartas a um amigo alemão. Nela, exploraremos diferentes formas de identidade nacional através da perspectiva da ideia de amor ao país. Para tanto introduziremos a discussão relativa a meios e fins na esfera política com a obra Os Justos. Dessa forma nos aproximaremos das consequências da incondicionalidade de tal sentimento. Finalmente, defenderemos junto a Camus que a justiça deve ser um elemento condicionador nessa relação.  Concluiremos a presente discussão com uma breve reflexão a respeito das possibilidades em torno das identidades transnacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Gabriel de Pinho Araújo, Universidade de Brasília

Bacharel, licenciado e atual mestrando do Departamento de Filosofia. Tese de graduação e mestrado sobre Albert Camus e possíveis relações entre 1 - a filosofia e a literatura; 2- a ética e a estética.

Referências

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo - Parte II : Imperialismo. Tradução de Roberto Raposo, 5ª Edição. Rio de Janeiro, 1973.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury, 4ª Edição. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

CAMUS, Albert. Cartas a um amigo alemão. Tradução de José Carlos González e Joaquim Serrano, 1ª Edição. Lisboa: Editora Livros do Brasil, 2003.

CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo. Tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.

CAMUS, Albert. Os Justos. Tradução de António Quadros, coleção miniatura. Lisboa: Editora Livros do Brasil, s/d.

CAMUS, Albert. O Homem Revoltado. Tradução de Valerie Rumjanek, 6ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.

CAMUS, Albert. Actuelles III, Chronique Algérienne (Chroniques 1939-1958). Paris: Editora Gallimard, 1958.

LINCOLN, Lissa. L'éthique de l'artiste révolté. Revista Synergies Inde. American University of Paris, Número 5, 2010. pp. 75-85.

PINTO, Manuel da Costa. Albert Camus – um elogio do ensaio. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

de Pinho Araújo, P. G. (2013). AS FRONTEIRAS ENTRE NAÇÃO E AMIZADE: nas cartas a um amigo alemão de Albert Camus. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(3), 185–193. https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11555

Edição

Seção

Artigos