POR UMA LIBERTAÇÃO DO TEMPO
notas sobre a “Filosofia do Cinema” de Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11552Palavras-chave:
Imagem. Deleuze. Tempo. Cinema. Filosofia.Resumo
O presente artigo reconstrói a argumentação deleuzeana em torno da articulação entre filosofia e cinema, direcionando-a para os seguintes eixos de orientação: a. trabalhando a imagem-movimento, expondo suas variedades e questionando o seu predomínio como imagem cinematográfica; b. expondo a crise interna da imagem-movimento e propondo a insubordinação do tempo ao movimento; c. evidenciando a imagem direta do tempo como possibilidade de novas relações entre pensamento e cinema.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, SP: Papirus, 2004.
BALÁSZ, Béla. A face do homem. In: XAVIER, Ismail (ORG.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 1983, pp. 92-96.
BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora34, 1995, (v. 1).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é afilosofia? 2 ed. Rio de Janeiro: Editora34, 1997.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2009.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 5 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 2007.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Pólemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.