POR UMA LIBERTAÇÃO DO TEMPO

notas sobre a “Filosofia do Cinema” de Gilles Deleuze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11552

Palavras-chave:

Imagem. Deleuze. Tempo. Cinema. Filosofia.

Resumo

O presente artigo reconstrói a argumentação deleuzeana em torno da articulação entre filosofia e cinema, direcionando-a para os seguintes eixos de orientação: a. trabalhando a imagem-movimento, expondo suas variedades e questionando o seu predomínio como imagem cinematográfica; b. expondo a crise interna da imagem-movimento e propondo a insubordinação do tempo ao movimento; c. evidenciando a imagem direta do tempo como possibilidade de novas relações entre pensamento e cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Araújo Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Filosofia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, SP: Papirus, 2004.

BALÁSZ, Béla. A face do homem. In: XAVIER, Ismail (ORG.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 1983, pp. 92-96.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora34, 1995, (v. 1).

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é afilosofia? 2 ed. Rio de Janeiro: Editora34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2009.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 5 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 2007.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

Araújo Oliveira, L. . (2013). POR UMA LIBERTAÇÃO DO TEMPO: notas sobre a “Filosofia do Cinema” de Gilles Deleuze. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 2(3), 133–145. https://doi.org/10.26512/pl.v2i3.11552

Edição

Seção

Artigos